ANO: 25 | Nº: 6310
26/06/2017 Cidade

PAM I registra grande movimentação para doação de sangue

Foto: Tiago Rolim de Moura

Até o final da tarde, haviam sido coletadas mais de 60 bolsas de sangue
Até o final da tarde, haviam sido coletadas mais de 60 bolsas de sangue

Diferente do mês anterior, a movimentação para doação de sangue foi intensa na tarde de sábado. A equipe do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) realizou, até as 16h , mais de 150 cadastros de doadores voluntários no Posto de Atendimento Médico I (PAM I).

A enfermeira Aline Machado Feijó, responsável pela organização da equipe de nove pessoas do Hemopel que atuaram na coleta de sangue, contou que nem todos os cadastrados estavam aptos a realizarem a doação, porém, até o final da tarde, dos 154 inscritos, já haviam sido recolhidas mais de 60 bolsas de sangue, cada uma com 430 ml, que podem atender até quatro pessoas.


A coordenadora do PAM I, Yara Ustarroz, informa que os pacientes internados em Bagé têm um consumo médio de 200 bolsas de sangue a cada mês. Como a doação estava suspensa há algum tempo e só foi retomada em maio, havia um deficit muito grande. Na campanha de doação, reativada no mês passado, o número de bolsas coletadas não chegou a 50, o que deixou a rede de saúde em uma situação delicada. Por isso, ela ressalta a importância da contribuição dos bajeenses com a campanha. “Precisamos de doações, quanto mais, melhor. Hoje conseguimos um bom movimento, mas só podemos comemorar se esse número de doadores se mantiver”, destaca.

Conforme Yara,  as coletas de sangue serão realizadas mensalmente no posto, que possui a estrutura necessária para atender a demanda.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...