MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Médica alerta sobre perigo da sífilis

Publicada em 27/06/2017

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis com maior número de incidências no município de Bagé, com índices equivalentes aos do HIV e HPV.

Neste ano, já foram registrados 95 casos de sífilis. De acordo com a coordenadora de Bioestatística e Epidemiologia da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Sheila Tavares, as pessoas que não usam preservativo devem procurar os postos de saúde para realizar o teste rápido, e, se confirmada a doença, a pessoa é encaminhada para tratamento.

De acordo com Sheila, um dos grupos que causa maior preocupação são as gestantes, pois, até então, foram registrados 26 casos durante o ano, sendo que a doença pode causar aborto, falência ou a má formação do feto. “O ideal é que a gestante realize o exame assim que identifique a gravidez. Quando infectada e não tratada, o bebê apresenta sequelas, como má formação no esqueleto e lesão no sistema nervoso, quando chega a nascer. Às vezes, o bebê vem a óbito antes mesmo do nascimento”, alerta.

O Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais) é o responsável por atender os casos de doenças sexualmente transmissíveis no município. Durante o mês de maio, 28 casos foram diagnosticados pelos testes rápidos realizados no local.

Segundo a ginecologista do Sais, Terezinha Ricaldone, a doença é o foco do Ministério da Saúde, que ultimamente vem realizando diversas campanhas de conscientização. A médica conta que, em média, o Sais realiza cinco testes rápidos por dia.

Conforme a profissional, os sintomas iniciais são lesões nos órgãos genitais, que desaparecem em cerca de cinco a sete dias. Após certo período, a doença volta a aparecer em sua forma secundária, quando são perceptíveis lesões por todo o corpo. Na forma terciária, a doença acomete o sistema nervoso, podendo levar à morte.

O Sais está localizado na rua Bento Gonçalves, 430, esquerda, e está aberto das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

 

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br