ANO: 23 | Nº: 5793
28/06/2017 Segurança

Diminui número de incêndios e aumenta procura por PPCIs

Foto: Divulgação

Conscientização da comunidade é feita pelos alunos
Conscientização da comunidade é feita pelos alunos

Na semana de prevenção a incêndios e de comemoração ao Dia do Bombeiro, foram apresentados os números em relação aos incêndios e Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCIs).

De acordo com o tenente Daniel Madruga Freire, o número de emissão de PPCIs aumentou, neste ano, consideravelmente. Até maio de 2017 foram 194, enquanto durante todo o ano passado foram 180. “Acreditamos que os empresários, comerciários e proprietários de estabelecimentos de serviços estão se conscientizando e procurando se adequar á legislação, além de conhecer formas de prevenção e evitar transtornos nos locais”, observa o tenente.

Freire informa que em 2016 foram registrados 210 incêndios em campos, residências, pátios e alojamentos, e até maio deste ano foram 62. “Também há diminuição por conscientização e pelo excelente trabalho de educação preventiva feita pelos bombeiros mirins”, diz.

Mesmo com a redução dos sinistros, o tenente alerta que a maioria dos incêndios é devido ao descuido. “Geralmente é problema de instalações elétricas mal feitas, gás de cozinha com vazamentos, queima de lixo e velas em lugares indevidos. A maioria é com intervenção humana, raríssimas vezes é de causa natural”, acrescenta Freire.

Projeto referência

O tenente cita o Projeto Bombeiro Mirim como um dos exemplos de que a educação auxilie para conscientização sobre a prevenção.

Um dos instrutores do projeto, soldado Maicon Cristiano Carvalho dos Santos, explica que o programa tem uma grade curricular que engloba a prevenção de incêndio, pronto-socorrismo, atividades físicas e reforço escolar. “E, neste momento, já estamos reforçando a ordem unida visando o desfile do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro”, ressalta o instrutor.                       

Os alunos recebem noções de combate a incêndio primário, noções básicas de uso de extintores e disciplina. “Nesta semana de prevenção, estamos fazendo a blitz informativa, que entra na parte da prevenção”, conta Santos. 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...