ANO: 25 | Nº: 6485

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com
Editor de política e comentarista da coluna Fogo Cruzado. Jornalista, é especialista em Comunicação e Política e subeditor geral do Jornal Minuano.
30/06/2017 Sidimar Rostan (Fogo cruzado)

Câmara vai celebrar 170 anos com sessão solene

Foto: Antônio Rocha

Mural instalado nas galerias do plenário Lígia Almeida homenageia ex-presidentes da Casa
Mural instalado nas galerias do plenário Lígia Almeida homenageia ex-presidentes da Casa

Os 170 anos do Legislativo bajeense serão celebrados no dia 10 de julho, em uma sessão solene, em alusão à primeira legislatura, empossada no dia 2 de fevereiro de 1847, organizada pela mesa diretora da Casa. O requerimento foi apresentado, ontem, e só depende de aprovação, em plenário. O presidente da Câmara, vereador Edimar Fagundes, do PRB, explica que a agenda representa a abertura oficial da semana alusiva às festividades dos 206 anos de Bagé.

O Legislativo de Bagé foi oficialmente criado por lei estadual, assinada em 1846, pelo então vice-presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Patrício Corrêa da Câmara. Em seu artigo 3º, a redação que elevou a capela curada de São Sebastião de Bagé à categoria de vila, determinou que os bajeenses deveriam construir ‘a sua custa, e sem auxilio do cofre provincial, a casa da Câmara e a cadeia’. A primeira eleição para vereadores ocorreu no dia 20 de dezembro de 1846, mas a posse da primeira legislatura só foi formalizada em fevereiro do ano seguinte.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...