ANO: 24 | Nº: 6161
01/07/2017 Cidade

Acadêmicos expõem trabalhos aplicados nas escolas através do Pibid

Foto: Claudenir Munhoz

Programa envolve bolsistas do curso de Pedagogia
Programa envolve bolsistas do curso de Pedagogia

Na noite de quinta-feira, os acadêmicos de Pedagogia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) expuseram os trabalhos já realizados ao longo deste ano nas escolas.
A acadêmica Isadora Ramos, 24 anos, do sexto semestre, e as demais colegas do grupo, estão executando as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental professora Maria de Lourdes Machado Moli para os alunos do segundo ano. A jovem conta que é feito um planejamento de exercícios, especificamente para os estudantes que possuem uma dificuldade na aprendizagem. “Optamos pelos jogos. São vários e após as atividades semanais fizemos um diagnóstico para novos planejamentos”, explica.  Isadora ainda detalha que as atividades visam trabalhar a leitura e escrita correta. “É gratificante ver, no final do ano, o objetivo alcançado. É uma realização para o profissional de pedagogia”, diz a discente.
Já Cármen Dias, 33 anos, e seu grupo, aplicaram jogos através de histórias na Escola Municipal João Severiano Fonseca. O grupo usou a criatividade e criou um guarda-chuva de leitura, onde a história é contada e os personagens começam a fazer parte do acessório. “São diversos fatores que influenciam na dificuldade da criança. Pode ser uma defasagem de lá traz que prejudica agora”, comenta a acadêmica. Ainda segundo Cármen, após o trabalho realizado em dois meses com um grupo de 17 alunos, apenas cinco ainda apresentam dificuldades, mas um intensivo será executado com eles.
A professora da escola e supervisora do grupo, Magna Regina Severo, enfatiza a importância do trabalho. “É um ótimo programa. Eles se envolvem com a rotina da escola e com as crianças, além de motivar os professores. A escola acolheu as acadêmicas e é muito gratificante”, revela a profissional.
O programa envolve 20 bolsistas do curso de Pedagogia, coordenadas pela professora Viviane Kanitz Gentil.

 

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...