MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu Dom Diogo recebe acervo com todas as edições do Jornal MINUANO

Publicada em 01/07/2017
Museu Dom Diogo recebe acervo com todas as edições do Jornal MINUANO | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de 100 volumes contam história da região da Campanha por mais de duas décadas

Mais de 20 anos da história de Bagé e região estão agora resguardados no Museu Dom Diogo de Souza. Todos os volumes do Jornal MINUANO, desde sua fundação, em 1º de abril de 1994, até os dias atuais, encadernados, foram repassados pela empresa para o museu, e agora estão disponíveis para consulta.

Integrante da comissão gestora dos museus da Fundação Attila Taborda (FAT), mantenedora do Museu Dom Diogo de Souza e do Jornal MINUANO, Maria Luíza Pêgas, explica que a instituição já possuía todos os exemplares do jornal na Hemeroteca Isidoro Paulo de Oliveira. Contudo, com a doação dos mais de 100 exemplares encadernados, será possível facilitar a busca para os visitantes.

Além disso, outra questão importante colocada por Maria Luíza é a possibilidade de manter os volumes em melhor situação de acondicionamento, garantindo, assim, a manutenção necessária e a preservação das páginas que carregam mais de duas décadas da história da Rainha da Fronteira. “É uma forma de garantir a preservação não só a história da cidade, mas também do próprio jornal, da forma necessária”, comentou.

A hemeroteca possui mais de cinco mil exemplares de jornais, desde as primeiras edições que circularam por Bagé e municípios do entorno, como publicações de outros países, com uma das coleções mais completas do sul. E justamente por isso, é o destino que grande número de pesquisadores, que procuram nas páginas acondicionadas no museu, material para trabalhos escolares e acadêmicos.

Para conhecer o acervo de jornais, é necessário solicitar visita através do e-mail museudomdiogo@hotmail.com ou através de ficha cadastral no local, explicando o assunto que será pesquisado. Em seguida, a equipe do local retorna o contato e marcar o horário da visitação.

Maria Luíza destaca, ainda, que além dos jornais, também foram doadas para a Fototeca Túlio Lopes, cerca de oito mil fotografias do acervo do MINUANO.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br