ANO: 25 | Nº: 6402
04/07/2017 Cidade

Coral Auxiliadora e Gilca Nocchi serão homenageados pela Famurs

Foto: Tiago Rolim de Moura

Maestrina guarda troféus com carinho
Maestrina guarda troféus com carinho

A  24ª edição do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, realizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), irá homenagear o Coral Auxiliadora pelos 85 anos de história e atuação. Além disso, também vai ser homenageada Gilca Nocchi Collares, que é regente há 65 anos e há 44 anos do Auxiliadora. O evento acontece amanhã e quinta-feira, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a partir das 13h30min.

A trajetória de Gilca e do Coral Auxiliadora se unem em 1973, quando o padre Olinto Carlini, então vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, passou a responsabilidade da regência para a professora e musicista. A fundação do Coral Nossa Senhora Auxiliadora está ligada à vinda dos salesianos para Bagé. Em 1932, o padre José Luiz Valentim foi um dos primeiros regentes.

De acordo com a maestrina, o grupo, formado por cerca de 50 pessoas, atua, além das missas, em festividades sociais, temporadas líricas e solenidades comunitárias. Ela lembra que os cantores já se apresentaram em várias atividades artísticas de âmbito nacional e internacional.

Através do coral, a professora de música já recebeu inúmeras homenagens e guarda os troféus com muito carinho em sua casa. A maestrina é acompanhada, há muitos anos, pela pianista Zélia Sartre. “A alegria de ser homenageada é enorme e reparto com a população que sempre me incentivou”, disse.

Conforme Gilca, o coral irá se apresentar no evento sobre a regência do maestro Renato Paim. Com 82 anos de idade, a maestrina adianta que deve parar as atividades ainda este ano. Ela foi responsável pelos Corais Pequenos Cantores do grupo Escolar Silveira Martins, constituído em 1967, das Normalistas da Escola Normal Presidente Vargas, criado pela professora em 1961, dos soldados do 25º Grupo de Artilharia de Bagé (1968), das mil vozes de (1972 a 1983) e Auxiliadora.

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...