MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Lavras do Sul estreia em Exposições Passaportes com recordes

Publicada em 04/07/2017
Lavras do Sul estreia em Exposições Passaportes com recordes | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reservada Grande Campeã é da Cabanha Cala Bassa de Aceguá

A primeira Exposição Passaporte da raça Crioula em Lavras do Sul reuniu em torno de 120 animais, neste sábado e domingo. A Cabanha Aliança saiu da exposição com seu terceiro animal habilitado à Expointer. “Com uma pista dessas, nos enche de alegria e valoriza muito mais o feito. É sinal de que estamos no caminho certo”, disse o proprietário, Dari Hartwig. A fêmea Joia Rara da Aliança foi quem saltou aos olhos do jurado, Mário Móglia Suñe, em um grupo competitivo de éguas. “Uma égua que considero muito feminina, que andou bem, muito bem aprumada e que está em um bom momento”, destaca Suñe. 

As fêmeas impressionaram, mas foi das filas dos garanhões que saiu o melhor exemplar da raça. Já conhecido por seus histórico de bons resultados, Dom Juan de São Pedro foi quem saiu com a principal roseta da competição. O exemplar, já sagrado 3º Melhor Macho da Expointer em 2015, é exposto pela Cabanha JLV e garante o passaporte pelo terceiro ano consecutivo. 

Marcada por se tornar a mostra Passaporte com o maior número de animais na temporada - o recorde anterior era da Outonal, de Esteio, com 97 animais ao todo - a ordenação em Lavras do Sul carregou não só a alta concentração de animais a seu favor, mas também conseguiu o feito de reunir um grupo que impressionou quem esteve presente no Parque do Sindicato Rural do município. “Eu já tenho andando em algumas pistas e pista pesada como essa, com esse nível tão parelho, eu me deparei unicamente na Expointer com esse número tão expressivo de animais que pudessem ser vencedores da exposição”, exalta Suñe.

Os cem animais marcados inscritos, junto aos 24 competidores das categorias incentivo, representaram expositores de 29  municípios e contribuíram para garantir o show de padrão morfológico colocado dentro da pista. 

Com supervisão técnica de Daniel Rossato Costa, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a mostra de Lavras do Sul foi a 15ª prova a habilitar animais para a Expointer nesta temporada.

 

Resultados

Fêmeas

Grande Campeã

Joia Rara da Aliança, filha de Harmônico de Santa Edwiges e Baliza da Aliança; criador e expositor Dari Hartwig, Cabanha Aliança, Pelotas.


Reservada Grande Campeã

Erva Santa Cala Bassa, filha de Piraí 1569 do Brazão e Adrenalina Cala Bassa; criador e expositor Marcelo Rezende Móglia, Cabanha Cala Bassa, Aceguá.


Terceira Melhor Fêmea

Inocência da Vendramin, filha de São João do Juncal Pandemônio e BT Lenda; criador Aldo Vendramin e expositores Luíz Antônio Venker Menezes e Camila Menezes, Cabanha Quatro Linhas, Guaíba.


Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Égua Menor

Capanegra Ursa Nativa, filha de Nativista do Pontal-Te e Quitanda do Purunã; criador e expositor Fernando Dornelles Pons, Cabanha Capanegra, Dom Pedrito.



Machos


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão

Dom Juan de São Pedro, filho de BT Delantero e Morena de São Pedro; criador Eduardo Macedo Linhares e expositor José Valmir Silveira D'Avila, Cabanha JLV.

 

Reservado Grande Campeão

Galanteo da Matarazzo, filho de Xingú Ibiá e Cobiçada do Barulho 671; criador Jayme Monjardim Matarazzo e expositor Cabanha Vila Matarazzo e Cabanha do Barulho.

 

Terceiro Melhor Macho

Dito e Feito Cala Bassa, filho de Piraí 1569 do Brazão e Tacada Cala Bassa; criador Marcelo Rezende Móglia e expositores Cabanhas Cala Bassa, Santa Ângela, Miramonte e Gap São Pedro.

 

Quarto Melhor Macho

Militar da Cabanha Santa Fé, filho de JA Impulso e Esmeralda da Cabanha Santa Fé; criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé, Taquara.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br