ANO: 25 | Nº: 6485
06/07/2017 Cidade

Arte na Vitrine homenageia bajeenses

Foto: Arquivo JM

Obras são expostas no comércio da cidade
Obras são expostas no comércio da cidade

Neste ano, quando comemora 25 anos, o projeto Arte na Vitrine presta homenagem a personalidades que fizeram a história da arte em Bagé.

A iniciativa é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A edição comemorativa está sendo organizada pela Aciba, Casa de Cultura Pedro Wayne, Biblioteca Pública Otávio Santos, Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

O projeto Arte na Vitrine teve início na década de 80 e foi retomado no início dos anos 90. Ele acontece durante as comemorações da Semana de Bagé. A diretora da Casa de Cultura, Heloisa Beckman, lembra que a iniciativa idealizada pela artista Norma Vasconcellos e pelo ex-presidente da Aciba, Waldir Ramos, após ser apresentada em uma reunião da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Farmus), em Porto Alegre, foi copiada por muitos municípios do Estado, por ser uma proposta original e criativa, que tornaria a cidade em uma galeria de arte a céu aberto.  

Nesta edição especial, estarão em exposição, em 25 lojas, as obras de 25 artistas. "Estaremos possibilitando a comunidade ampliar o conhecimento dos artistas que fizeram a história da arte de Bagé", comenta. A relação dos 25 artistas foi feita por uma comissão composta por órgãos e entidades ligadas a arte na cidade, levando em consideração a relevância das obras e dos artistas.

Muitas das obras que estarão em exibição fazem parte acervo do Museu da Gravura e do Museu Dom Diogo de Souza. Entre os homenageados estão o “Grupo de Bagé”, formado pelos artistas plásticos Glênio Bianchetti, Glauco Otávio de Castilhos Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Vilamil Gonçalves.    

 

Artistas homenageados

1.     Consuelo Cuerda

2.     Edmundo Rodrigues

3.     Larronda

4.     Leonardo Costa

5.     Rachel Beckman

6.     Wilhelm Horvath

7.     Danúbio Gonçalves

8.     Norma Vasconcellos

9.     Fernando Karam

10.   Eurico Salis

11.   Deni Bonorino

12.   Glauco Rodrigues

13.   Julio Pimentel

14.   Carlo Andrei

15.   Flora Karam

16.   Attila Siqueira

17.   Maria de Lurdes Alcalde

18.   Henrique Tobal

19.   Carlos Scliar

20.   Judith Plentz

21.   Marly Meira

22.   Grecco

23.   Ivan Soares

24.   Sérgio Coirolo

25.   Glênio Bianchetti

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...