MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Programa de combate à exploração sexual vira política pública em Candiota

Publicada em 06/07/2017

O município de Candiota acaba de garantir por lei a realização anual da Semana Na Mão Certa, iniciativa idealizada pela InterCement, em parceria com a organização Childhood Brasil, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O projeto foi aprovado pela Câmera de Vereadores de Candiota, que institui a Semana da Mão Certa, entre os dias 3 e 7 de julho, como parte do calendário do município. A conquista é resultado dos esforços da equipe de logística da InterCement na unidade de Candiota, que há 4 anos organiza o evento para chamar atenção da sociedade para o problema e incentivar a denúncia de casos de abusos pelo Disque 100.
“Com a aprovação, o programa ganha mais força na cidade. Vamos conseguir ampliar o número de pessoas sensibilizadas ao ter abertura para ministrar palestras em escolas públicas e realizar ações em pontos estratégicos do município”, comenta Flúvia Bulsing Almeida, técnica de operações logísticas.
A lei garante a contribuição da prefeitura com recursos humanos e financeiros, além de proporcionar uma maior divulgação do evento e estabelecer a obrigatoriedade da realização da Semana Na Mão Certa na primeira semana do mês de julho de cada ano. A prefeitura está motivada a realizar um evento com proporções que abranja toda a cidade, incluindo também as escolas.
O Instituto InterCement dá suporte em materiais, informações e linhas gerais de atuação para que a estrutura de voluntariado de cada unidade de produção possa desenvolver ações voltadas a sensibilizar e educar grupos que têm capacidade de serem agentes transformadores e, assim, atuar de forma efetiva para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
As atividades são realizadas durante uma semana e buscam garantir que a mensagem chegue aos motoristas de caminhão, grupo foco do programa, que podem atuar como verdadeiros protetores dos direitos das crianças e adolescentes ao agirem como denunciadores ativos de abusos que possam vir a testemunhar em sua rotina nas estradas. Há, ainda, ações dirigidas para envolver diretamente crianças e adolescentes, com a realização de palestras educativas em escolas públicas.
Um relatório da Childhood sobre violência sexual na infância, publicado em setembro de 2016, revela que, entre 2012 e 2015, foram registrados mais de 157 mil casos de violência sexual (que engloba tanto a exploração quanto o abuso) de crianças e adolescentes.
“O objetivo do programa é conscientizar os motoristas, que são os olhos e ouvidos das estradas, além das escolas, e fazer com que esse projeto seja lei aprovada nas cidades em que a InterCement atua até o final de 2017, pois esse ano há uma participação mais forte das prefeituras”, revela Marco Polo Lana Júnior, gerente de logística da InterCement Brasil.
Em 2016, o Na Mão Certa teve como marco a décima edição do programa. Ao longo desse período, mais de 132 mil pessoas foram sensibilizadas pela importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira versão do programa ocorreu em 2007, nas unidades de Pedro Leopoldo (MG) e Santana do Paraíso (MG), contabilizando 4.214 adesões. Em 2010, a InterCement assinou o pacto empresarial em prol da causa e o programa foi agregado ao calendário oficial da empresa.


Instituto InterCement
O Instituto InterCement foi criado em julho de 2015, com pontos focais nas 17 cidades do Brasil em que a InterCement tem atuação. São trabalhados projetos de inovação social e os negócios de impacto como parte da estratégia da companhia. As ações sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, sem perder o foco na proposta de oferecer oportunidades aos jovens.


Calendário de atividades

06/07 – Amanhã
08:30min – Blitz no trevo de acesso ao município.

07/07 – Sexta-feira
Encerramento: Posto São Simão;
Palestra co psicóloga do município;
Cortes de cabelo;
Avaliações de saúde;
Verificação da pressão arterial;
Ginástica laboral;
Sorteio de brindes.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br