ANO: 25 | Nº: 6378

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com
Editor de política e comentarista da coluna Fogo Cruzado. Jornalista, é especialista em Comunicação e Política e subeditor geral do Jornal Minuano.
06/07/2017 Sidimar Rostan (Editorial)

Setor em crescimento

A crise econômica não parece afetar o setor de turismo. Na contramão de outras áreas, a atividade cresce em ritmo acelerado, em nível nacional. Os números são contundentes. O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, realizado pelo governo federal, aponta, inclusive, um crescimento de 4,3% entre janeiro a março, em comparação ao mesmo período de 2016. O resultado é fruto de um aumento na demanda doméstica. Na prática, podemos dizer que o Brasil está sendo redescoberto pelos brasileiros.
Cinco dos sete segmentos pesquisados registraram aumento no faturamento médio. E a tendência para o próximo trimestre, de acordo com projeções do próprio boletim, é favorável. O otimismo tem explicação. Ele está baseado no fato de 70% dos representantes do setor terem manifestado a intenção de investir pelo menos 10% do faturamento. Em um ambiente promissor para novos roteiros, cidades que não integram o eixo tradicional contam com uma alternativa estratégica.
O Mapa do Turismo Brasileiro representa o primeiro passo para abocanhar uma fatia deste bolo. A ferramenta de gestão está interligada ao Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. A atualização da plataforma, feita a cada dois anos, é fundamental para a organização governamental. Não basta, porém, esperar apenas pelas autoridades. Com ambiente vantajoso para desenvolver, é preciso ousar, a exemplo do que têm feito os empreendedores da região, com o desenvolvimento de novas atrações, como a agenda voltada ao enoturismo.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...