ANO: 25 | Nº: 6260
07/07/2017 Cidade

Licitação para abrigo de animais apreendidos acontece neste mês

Foto: Arquivo JM

Cavalos soltos em vias públicas têm provocado acidentes na cidade
Cavalos soltos em vias públicas têm provocado acidentes na cidade

 

A prefeitura lançou, ontem, o edital de licitação para abrigar cavalos apreendidos pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM). Os envelopes devem ser entregues no dia 19 de julho, às 9h30, no setor de compras e licitações da Secretaria Municipal da Economia Finanças e Recursos Humanos.

De acordo com o chefe de gabinete da SSM, Luiz Diego Soares, atualmente, os animais estão acolhidos por uma empresa contratada de forma emergencial no final de abril. Ele explica que na outra gestão, os cavalos eram recolhidos para o Parque do Gaúcho, mas por se tratar de um espaço conhecido, havia furtos. “Os proprietários pagavam a multa e quando iam buscar o animal não estava mais. Isso gerou muitas indenizações para a prefeitura”, disse.

Segundo ele, entre as exigências do edital consta um local fixo onde haja alimentação nativa e segurança para os animais. Soares enfatiza que quando o cavalo é apreendido há um cadastramento e o animal recebe um chip. Atualmente, 28 estão sob os cuidados do abrigo. “O proprietário só retira o animal após comprovação  e pagamento de multa”, enfatiza.

Segundo Soares, a secretaria age mediante denúncias da população ou de fiscalização pelos agentes de trânsito. O chefe de gabinete lembra que é necessário uma conscientização dos proprietários visto que animais soltos em vias públicas já geraram uma série de acidentes fatais.

Os cavalos apreendidos ficam 60 dias sob custódia do município. Após, são encaminhados para leilão ou adoção. A multa para animais sem chip é de R$ 1.659  e com chip de R$ 829.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...