MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diretoria da UTE Ouro Negro está confiante no leilão de energia

Publicada em 08/07/2017
Diretoria da UTE Ouro Negro está confiante no leilão de energia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto já tem licença prévia

A UTE Ouro Negro, que será construída no município de Pedras Altas, está praticamente pronta para participar do próximo leilão de energia nova A-5. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) já emitiu a Licença Prévia e a Agência Nacional de Águas (Ana) concedeu a outorga dos Recursos Hídricos. O próximo passo é aguardar a definição do governo federal, através do Ministério de Minas e Energia a definição da data para o leilão de energia.
De acordo com o presidente da Ouro Negro Energia, responsável pelo investimento termelétrica a carvão, Sílvio Marques Dias Neto, 80% da obra será financiada pelo Indico Financial Management & Services e 20% com capital próprio dos investidores. A estrutura de sócios está definida e em fase de conclusão da formalização. Entre os investidores, a empresa Chinesa Power China Sepco1 e o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Ouro Negro.
De acordo com Marques, o sistema brasileiro de geração de energia acumula, em face da queda da atividade econômica dos últimos dois anos e meio, uma sobra de energia até o ano de 2020. Ele salienta que o cenário é muito favorável e as perspectivas são as melhores para o leilão. “Estamos convictos de que o governo marcará leilão de energia nova A-5 para o primeiro trimestre de 2018”, disse.
O presidente analisa que o aumento de geração de energia intermitente, principalmente com base eólica, mesmo sendo extremamente importante, depende dos ventos e não dá segurança ao sistema. Também argumenta que há uma baixa precipitação pluviométrica e a consequente queda do volume dos reservatórios diminuem a geração de energia das usinas hidroelétricas.
Para Marques, a geração de energia através de painéis fotovoltaicos é muito relevante como energia distribuída; aquela onde são instalados os painéis nos prédios, mas não garantem o abastecimento para o parque industrial. “O Brasil, para garantir o crescimento econômico, necessita de energia de base térmica, seja a carvão ou gás”, pondera.
Segundo o presidente o Rio Grande do Sul possui as maiores reservas de carvão do Brasil e importa 50% da energia que consome. Ele cita o caso do parque gerador da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), da Eletrobras, que tem as fases A e B desativadas por viabilidade técnica ambiental. “Ficará somente a Fase C em operação. Necessariamente, terá que ser substituído por usinas mais eficientes”, relata.
Marques frisa que a inserção da UTE Ouro Negro (600 MW), diminuirá em 10% a dependência do Estado, e permitirá uma valorização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), como empresa fornecedora de carvão. A usina contribuirá com a geração de emprego e renda na sua região de abrangência. A empresa iria participar do leilão A-5, em 2015, mas ainda não tinha a licença previa emitida. Em 2016, não houve leilão para as termoelétricas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br