ANO: 25 | Nº: 6211
08/07/2017 Cidade

Grupo de hepatite realiza ação de alerta sobre a doença

Foto: Divulgação

Teste rápido está disponível nos postos de saúde
Teste rápido está disponível nos postos de saúde

 

A campanha 'Julho Amarelo' alerta para prevenção e riscos das hepatites virais. Em todas as Unidades Básicas de Saúde é realizada a testagem rápida para as hepatites B e C. Há 13 anos, o Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Gaph)  promove eventos alusivos ao dia e ao mês de prevenção.

De acordo com o presidente do grupo, Luiz Carlos Porcellis, todos os anos, o Gaph realiza ações de conscientização e distribui material informativo sobre a doença. Neste ano, será no dia 29 de julho, nas principais vias do centro da cidade, onde serão entregues panfletos esclarecendo sobre a importância da prevenção.

Porcellis informa que desde a criação da entidade e com muita luta foram conquistados alguns avanços. Ele cita o atendimento de médico especialista, a distribuição de medicamentos do Governo Federal e a biópsia hepática com algumas das conquistas do grupo.

O dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, 28 de julho, foi instituído. Conforme o presidente, muitas pessoas realizam o teste rápido e mesmo sabendo da enfermidade não se tratam. “Hoje, a hepatite tem cura, basta fazer o teste e mediante diagnóstico procurar o especialista para realizar o tratamento”, ressalta.

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Elas causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Segundo Porcellis as hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem pode ser tarde e a pessoa já estar com cirrose hepática ou câncer de fígado.

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...