MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Grupo de hepatite realiza ação de alerta sobre a doença

Publicada em 08/07/2017
Grupo de hepatite realiza ação de alerta sobre a doença | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Teste rápido está disponível nos postos de saúde

 

A campanha 'Julho Amarelo' alerta para prevenção e riscos das hepatites virais. Em todas as Unidades Básicas de Saúde é realizada a testagem rápida para as hepatites B e C. Há 13 anos, o Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Gaph)  promove eventos alusivos ao dia e ao mês de prevenção.

De acordo com o presidente do grupo, Luiz Carlos Porcellis, todos os anos, o Gaph realiza ações de conscientização e distribui material informativo sobre a doença. Neste ano, será no dia 29 de julho, nas principais vias do centro da cidade, onde serão entregues panfletos esclarecendo sobre a importância da prevenção.

Porcellis informa que desde a criação da entidade e com muita luta foram conquistados alguns avanços. Ele cita o atendimento de médico especialista, a distribuição de medicamentos do Governo Federal e a biópsia hepática com algumas das conquistas do grupo.

O dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, 28 de julho, foi instituído. Conforme o presidente, muitas pessoas realizam o teste rápido e mesmo sabendo da enfermidade não se tratam. “Hoje, a hepatite tem cura, basta fazer o teste e mediante diagnóstico procurar o especialista para realizar o tratamento”, ressalta.

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Elas causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Segundo Porcellis as hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem pode ser tarde e a pessoa já estar com cirrose hepática ou câncer de fígado.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br