MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Perigo das hepatites

Publicada em 08/07/2017

As hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública, principalmente as hepatites B e C. Para chamar atenção para essa situação e alertar para importância da prevenção, foi lançada uma campanha denominada de Julho Amarelo. Esse mês é marcado por mobilizações voltadas à prevenção da doença e sobre a importância do diagnóstico precoce. As hepatites causam inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. De acordo com publicações de especialistas, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença está atingindo cerca de 200 milhões de pessoas. Em Bagé, existe, há 13 anos, o Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (GAPH), que tem como presidente Luiz Carlos Porcellis. O objetivo desse grupo é lutar pelos direitos de quem contraiu a doença. Além disso, alerta para a importância da prevenção. Em entrevista ao MINUANO, Porcellis disse que ao longo desses anos o grupo conseguiu algumas conquistas como o atendimento de um médico especialista e o fornecimento de medicamentos. Uma coisa que chama atenção e requer comprometimento com a própria saúde é a declaração de Porcellis sobre o fato de muitas pessoas que realizam o teste rápido e mesmo sabendo da enfermidade não se tratam. Portanto, é vital lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio e quando mais cedo a doença for tratada mais rápido será a recuperação.

 

 

 

 

 

 

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br