ANO: 24 | Nº: 6432
12/07/2017 Campo e Negócios

Brasília encerra ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Distrito Federal sedia as últimas provas de classificação
Distrito Federal sedia as últimas provas de classificação

Será na capital federal o fechamento do ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro 2017. Entre os dias 13 e 16 de julho, a Granja do Torto, em Brasília, será o palco da tradicional prova promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e que pode classificar mais oito conjuntos - quatro machos e quatro fêmeas, para a grande final da modalidade, no final de agosto, na Expointer, em Esteio.
A expectativa é muito positiva por parte dos organizadores, visto que nos últimos tempos cavalos Crioulos da região têm se destacado em outras seletivas do ciclo, inclusive garantindo vagas para a finalíssima. De acordo com o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, estes resultados dos criadores da região se deve ao trabalho feito pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, que vem incentivando a participação nas modalidades equestres da raça. "Brasília tem feito um magnífico trabalho no crescimento da nossa raça nesta importante região. Temos um ciclo muito competitivo e acredito que em Brasília não será diferente", salienta.
Não é à toa que a região Centro-Oeste como um todo vem despontando fortemente nas provas do cavalo Crioulo. Segundo dados da ABCCC, só no Distrito Federal o aumento no número de animais registrados foi de 6,91% no ano de 2016, chegando a uma manada de 1.099 cavalos da raça. Já em Goiás, que também tem integrantes no núcleo de Brasília, a alta foi de 12,49%, chegando a 1.315 exemplares registrados. Nos quatro estados da Região, a evolução foi de 7,27%, acima da média nacional de 4,35% no ano passado.
Todo este quadro também gera uma perspectiva de alta qualidade nas provas na opinião dos jurados. Para César Augusto Rabassa Hax, que será um dos jurados, juntamente com Mateus Gularte Silveira e Roberto Martins Crespo, o nível das classificatórias está surpreendente e Brasília não será diferente. "É uma classificatória que sempre traz uma expectativa de bom nível dos criadores que levam seus animais mais preparados. Brasília é uma região em que temos criadores firmados com animais criados lá, com grande fomento. Por isso esperamos um evento positivo.", afirma.
Na ocasião, também será realizada uma etapa do ciclo de Exposições Passaportes da raça Crioula, que classificam oito animais para a Nacional da Morfologia, que também ocorrerá durante a Expointer, em Esteio. O evento tem como jurado o técnico Gustavo Weiand. O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.


Programação

12 de julho (hoje)
8h - Concentração de machos
10h - Admissão Morfologia Passaporte
13h30min - Início Julgamento Morfológico Passaporte


13 de julho (quinta-feira)
8h - Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
10h30min - Início Admissão Classificatória - Fêmeas
11h15min - Término Admissão Classificatória - Fêmeas
11h15min - Início Admissão Classificatória - Machos
12h - Término Admissão Classificatória - Machos
13h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
15h - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos


14 de julho (sexta-feira)
8h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
13h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos


15 de julho (sábado)
9h - Prova de Mangueira - Fêmeas/Machos
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos


16 de julho (domingo)
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de prêmios

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...