ANO: 26 | Nº: 6495
12/07/2017 Cidade

Encontro celebra Bagé através da história

Foto: Tiago Rolim de Moura

Historiadores conduziram o seminário, que se estendeu durante todo o dia ontem
Historiadores conduziram o seminário, que se estendeu durante todo o dia ontem

Durante a Semana de Bagé, que comemora os 206 anos da cidade, a história do município, seus primeiros povos, colonização, cultura e trabalho foram os temas abordados durante a quarta edição do Encontro Municipal de História de Bagé, que aconteceu ontem, no salão oval da prefeitura.
Esta quarta edição foi realizada pelo Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda e Prefeitura Municipal de Bagé, com apoio do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e integrou a programação oficial de celebração do aniversário da cidade.
No período da manhã, historiadores foram os responsáveis por conduzir a mesa temática, que teve como temas “Processos Migratórios (século XIX e XX), com o professor Gustavo Andrade. Ivan Pinheiro abordou “A presença dos índios na região da Campanha” e Elaine Maria Tonini Bastianello falou sobre colonização com “Os italianos em Bagé”.
No turno da tarde, os temas debatidos na mesa temática foram “O Sindicalismos no século XX em Bagé”, defendido pelo professor André Jobim. Rafael Rodrigues da Silva falou sobre o “Ensino da Música em Bagé”. As extintas escolas de interior, conhecidas como brizoletas, criadas durante a gestão de Leonel Brizola, também foram abordadas em “As Brizoletas em Bagé”, ministrada por William Godinho de Moura Rodrigues.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...