MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Equipe da UFPel finaliza pesquisa sobre saúde dos idosos em Bagé

Publicada em 13/07/2017
Equipe da UFPel finaliza pesquisa sobre saúde dos idosos em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Elaine coordena o estudo

Com o objetivo de obter informações sobre a saúde do idoso e a utilização dos serviços no município, uma equipe do departamento de Enfermagem e Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está finalizando uma pesquisa em Bagé. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) é parceira no projeto. A primeira coleta de dados foi realizada em 2008, com 1.593 idosos. Nesta última etapa, que iniciou em outubro de 2016, foram reencontrados cerca de 950 idosos.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Elaine Thumé, participam da pesquisa, denominada Saúde do Idoso Gaúcho (Siga) Bagé, aproximadamente 15 pessoas. Ela conta que o município foi escolhido por ter sido o primeiro município de grande porte com elevada cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Em 2008, 50% das unidades de saúde tinham o programa. Além disso, o número de idosos, à época, era maior que a média nacional.
Elaine ressalta que a primeira etapa da pesquisa rendeu várias teses de doutorado e dissertações de mestrado, por alunos da faculdade de Enfermagem da UFPel. A pesquisadora relata que a coleta de dados é realizada diretamente nas residências dos idosos que participaram da primeira etapa. À época, os pesquisados tinham 60 anos ou mais, e agora estão com idades acima de 68 anos. “Estamos com dificuldades de finalizar a pesquisa porque muitos familiares e até mesmo os idosos se recusam a participar”, conta.
De acordo com a coordenadora, alguns pesquisados já morreram e outros não lembram de ter participado da pesquisa. Com isso, o grupo enfrenta algumas recusas, visto que é preciso assinar um termo permitindo a publicação do estudo. “A equipe está identificada com camiseta, crachá e material do projeto”, frisa.
A coordenadora informa que estão sendo realizadas abordagens sobre atenção domiciliar, prevenção e motricidade, além de medições de pressão arterial, de peso e altura. A pesquisa deve ser concluída no final deste mês. Os resultados serão publicados a partir de dezembro. Elaine adianta que será realizado um evento científico, na Urcamp, para a apresentação e compartilhamento dos dados.
A pesquisa também é coordenada pelo professor Bruno Pereira Nunes, da faculdade de Enfermagem da UFPel, e conta com o apoio da professora Lúcia Azambuja Vieira, da Urcamp, que também sedia o estudo em Bagé. A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) e a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência também são parceiras.
Estão sendo visitados todos os bairros que possuem unidade de saúde e, após os resultados, a equipe irá propor estratégias para melhorar a condição de vida e de atenção à saúde da população.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br