MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Com que “postura” eu vou? (Raquel Barreto Garcia)

Publicada em 14/07/2017
Com que “postura” eu vou? (Raquel Barreto Garcia) | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Com que “postura” eu vou?

Raquel Barreto Garcia

Psicóloga/Consultora em Gestão de Pessoas.

(53) 99935-7260 raquelbarreto_gp@yahoo.com.br

 

Muitas são as preocupações a cerca do que vestir, como se apresentar, a roupa mais adequada, a melhor combinação. Mas um dos principais requisitos para a permanência das pessoas nas organizações surpreende, e muito, aos que já trabalham há algumas décadas, por acreditarem que tal assunto jamais ocuparia um lugar tão importante neste ranking, pois antigamente todos já vinham com o currículo “mínimo” de casa.

E quando se fala de permanência nas organizações, não só se trata de ambientes profissionais, mas de todas as organizações, grupos voluntários e clubes de serviço.

Este currículo “mínimo” se refere a questões que circulam pelo terreno da educação familiar e da formação, e vai até questões bem pontuais, como uso de ferramentas digitais, como o celular. O currículo técnico não deixa muitas preocupações, afinal, tudo pode ser desenvolvido, desde que haja vontade das duas partes, de quem ensina e de quem aprende.

Porém aqui a preocupação está justamente na postura e no comportamento, que pode ser entendido como a adequação do indivíduo ao grupo ao qual faz parte, onde necessariamente todos devem se adaptar à estrutura e não à organização, se adaptar a certas liberalidades e informalidades que estão criando corpo neste “novo modelo” de comportamento social.

Os fatos são evidentes e são verdadeiras manifestações de despreparo, como o uso indevido do telefone celular nos mais diversos ambientes, a vestimenta inapropriada ao local, a forma de sentar, falar e escrever, enfim, questões que devem ocupar um lugar maior nas discussões sociais, por tamanha importância.

Os ambientes coletivos não se restringem à busca pelos objetivos da organização, vão bem além e, consequentemente, os comprometidos transformam os objetivos coletivos em seus, mas questões realmente pessoais que estejam atrapalhando o convívio e o desenvolvimento do grupo são passíveis de desenvolvimento, porém somente quem quiser formalizar sua conduta e conter seus impulsos, pode acreditar que é uma questão de autovigilância para tudo se tornar possível.

Outras lacunas que estão incomodando nas relações e precisam ser trabalhadas, e que também caracterizam postura, porém foram banalizadas, são a pontualidade, assiduidade, cumprimento de prazos e retornos, questões óbvias, porém esquecidas.

Então, bem-vindos ao mundo de gente grande, onde jamais podem esquecer que o óbvio também precisa ser dito e não se pode acreditar, nem por um minuto, que todos trarão consigo a bagagem pessoal exata que combina com cada organização. Deve-se, ainda, ter consciência que hoje a organização está responsável por dar continuidade à formação dos indivíduos, devem ter um “código” de convivência, para que as relações permaneçam saudáveis e prazerosas.

O que está pegando, hoje, é o comportamento, que nada mais é do que a demonstração de todos os conceitos e valores internalizados durante todo o período que se pisa sobre esta terra, porque todos podem ser verdadeiros e espontâneos, desde que com uma boa dose de adequação.  

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br