ANO: 23 | Nº: 5740
15/07/2017 Cidade

Fundação Bidart homenageia Bagé resgatando antiga tradição

Foto: Divulgação

Professores, funcionários e alunos resgataram costume de colocar colchas nas janelas em forma de homenagem
Professores, funcionários e alunos resgataram costume de colocar colchas nas janelas em forma de homenagem

Na noite de quinta-feira, 13, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart realizou um evento em homenagem aos 206 anos de Bagé, com o resgate de uma antiga tradição portuguesa, de utilizar colchas para homenagear datas ou personalidades, que data do período do Império. Segundo relatos históricos, Bagé viveu esta tradição há décadas, inclusive no prédio da fundação.
Professores, funcionários e alunos resgataram o costume de colocar colchas nas janelas para prestar alguma homenagem ou reverência. Um hábito usado geralmente em festas populares, cortejos ou procissões. Todas as colchas que ornamentaram as janelas da escola foram confeccionadas por alunos, professores e funcionários, sob a temática do aniversário de Bagé.
A ação contou com a colaboração de Luiz Miguel Saes Moraes, que foi convidado a participar do evento já que é ex-aluno e trabalhou voluntariamente na escola durante quatro anos pesquisando sobre a história do local. "Fui convidado a falar sobre essa tradição das colchas e também sobre a história da escola. Apreciei o convite e assim, tive a oportunidade de colaborar", comentou.
A comemoração contou, ainda, com mostra de trabalhos, contos e lendas sobre a cidade, além da participação especial da Banda do Exército Brasileiro. As colchas confeccionadas pelas turmas serão doadas a instituições assistenciais.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...