ANO: 23 | Nº: 5740
15/07/2017 Cidade

Juca Giorgis entrega documentos do antigo PTB para Arquivo Municipal

Foto: Tiago Rolim de Moura

Ramão Bogado, Cláudio Lemieszek e Juca Giorgis durante entrega dos livros
Ramão Bogado, Cláudio Lemieszek e Juca Giorgis durante entrega dos livros

Na manhã de sexta-feira, o desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis (Juca) realizou a doação de livros pertencentes ao antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ao Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda. Foram entregues cinco peças contendo atas, nomes de filiados, contabilidade e listas de presenças em reuniões. Os documentos datam desde a formação do partido, em Bagé, em 1946, até o ano de 1965, quando a legenda foi extinta, durante o período do regime militar.
Segundo Giorgis, que foi eleito vereador pelo partido, em 1963, os documentos lhe foram entregues no meio da década de 1980, quando os partidos políticos, até então extintos, estavam sendo recriados e a maioria dos antigos filiados ao PTB migraram para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
O desembargador diz que a ideia da doação veio após perceber que os livros seriam melhor aproveitados em um lugar onde a comunidade possa utilizá-los para pesquisas e exposições. “Documentos históricos devem estar em um lugar onde possam ser acessados”, reforça.
Segundo o diretor do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, Cláudio Lemieszek, a contribuição de Giorgis fecha uma lacuna no Arquivo, que até então não tinha documentos referentes ao antigo PTB de Bagé. Para Lemieszek, a doação representa crescimento ao fundo sobre os políticos bajeenses, onde são catalogados e higienizados todos os arquivos de origem ou representação política do acervo.
O líder da bancada do PTB na Câmara de Vereadores de Bagé, Ramão Bogado (Bocão), e o presidente da subseção bajeense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Marinho, acompanharam a entrega. Marinho também oficializou a transferência do acervo documental da OAB para o prédio do Arquivo Público.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...