MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mobilização para retomar atividades da Academia Bajeense de Letras

Publicada em 15/07/2017
Mobilização para retomar atividades da Academia Bajeense de Letras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Juca Giorgis era presidente na época em que academia foi paralisada

Após permanecer mais de uma década paralisada, a Academia Bajeense de Letras foi retomada, na noite de quarta-feira, no salão nobre da prefeitura. Para esta nova fase, já está confirmado que o antigo presidente, José Carlos Teixeira Giorgis (Juca), continuará no cargo, assim como a escritora Elvira Nascimento (Mercinha), que era integrante na antiga formação.
Giorgis afirma que, devido ao fato de, atualmente, residir em Porto Alegre, e não poder atender integralmente ao grupo, ele deve se licenciar da presidência, delegando as atividades para o idealizador da retomada do grupo, e membro da Academia Rio Grandense de Letras, Orlando Carlos Brasil, nomeado como integrante e delegado da nova formação durante o evento de reinauguração.
Inicialmente, a Academia Bajeense de Letras se concentrará em localizar os seus antigos estatutos. Caso os documentos não sejam encontrados, o grupo adotará o regimento da Academia Rio Grandense. A intenção é preencher as 12 cadeiras, e possivelmente, aumentar o número de associados.
Segundo Giorgis, ele e Brasil pretendem aderir à ideia do diretor do Arquivo Municipal Tarcísio Taborda, Cláudio Lemieszek, que fez um convite para os integrantes realizarem suas reuniões na sede do arquivo.
Como escritor, a carreira de Juca já agrega oito livros jurídicos, a antologia de contos “Panela do Candal” e diversas contribuições em obras publicadas pela Livraria do Advogado Editora. Atualmente, o desembargador aposentado é colunista para o Jornal MINUANO e pretende lançar uma coleção de crônicas.
Em 2003, com a intenção de publicar obras sobre a história e cultura bajeense, Giorgis criou a editora Praça da Matriz, que lançou os livros “Governos e Governantes de Bagé”, de Cláudio Lemieszek. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br