ANO: 24 | Nº: 6158
15/07/2017 Cidade

Mobilização para retomar atividades da Academia Bajeense de Letras

Foto: Tiago Rolim de Moura

Juca Giorgis era presidente na época em que academia foi paralisada
Juca Giorgis era presidente na época em que academia foi paralisada
Após permanecer mais de uma década paralisada, a Academia Bajeense de Letras foi retomada, na noite de quarta-feira, no salão nobre da prefeitura. Para esta nova fase, já está confirmado que o antigo presidente, José Carlos Teixeira Giorgis (Juca), continuará no cargo, assim como a escritora Elvira Nascimento (Mercinha), que era integrante na antiga formação.
Giorgis afirma que, devido ao fato de, atualmente, residir em Porto Alegre, e não poder atender integralmente ao grupo, ele deve se licenciar da presidência, delegando as atividades para o idealizador da retomada do grupo, e membro da Academia Rio Grandense de Letras, Orlando Carlos Brasil, nomeado como integrante e delegado da nova formação durante o evento de reinauguração.
Inicialmente, a Academia Bajeense de Letras se concentrará em localizar os seus antigos estatutos. Caso os documentos não sejam encontrados, o grupo adotará o regimento da Academia Rio Grandense. A intenção é preencher as 12 cadeiras, e possivelmente, aumentar o número de associados.
Segundo Giorgis, ele e Brasil pretendem aderir à ideia do diretor do Arquivo Municipal Tarcísio Taborda, Cláudio Lemieszek, que fez um convite para os integrantes realizarem suas reuniões na sede do arquivo.
Como escritor, a carreira de Juca já agrega oito livros jurídicos, a antologia de contos “Panela do Candal” e diversas contribuições em obras publicadas pela Livraria do Advogado Editora. Atualmente, o desembargador aposentado é colunista para o Jornal MINUANO e pretende lançar uma coleção de crônicas.
Em 2003, com a intenção de publicar obras sobre a história e cultura bajeense, Giorgis criou a editora Praça da Matriz, que lançou os livros “Governos e Governantes de Bagé”, de Cláudio Lemieszek. 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...