ANO: 23 | Nº: 5740
17/07/2017 Fogo cruzado

Projeto de lei classifica prova de laço como patrimônio do Estado

A prova de laço pode ser declara como bem integrante do patrimônio cultural imaterial por meio de um projeto de lei apresentado ao parlamento gaúcho, na semana passada, pelo deputado Juvir Costella, do PMDB. Se a matéria for aprovada, a competição em que o laçador se apresenta com as indumentárias características do homem do campo, também passará a ser considerada como atividade desportiva.
A redação assinada por Costella classifica a prova como patrimônio cultural imaterial por 'seu relevante interesse como manifestação cultural gaúcha', especificando que pode ser considerada um esporte por se tratar de um jogo com regras previstas em regulamentos de uma federação e por seu conteúdo pedagógico, uma vez que envolve a manutenção de tradições.
O peemedebista argumenta que a proposta visa disciplinar as competições que representam uma recriação das práticas campeiras. A regulamentação do laço como atividade esportiva e cultural, ainda de acordo com o parlamentar,  representa 'um fomento para o seu desenvolvimento como esporte, já que facilita o seu acesso aos créditos oficiais'.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...