ANO: 23 | Nº: 5791

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
17/07/2017 Divaldo Lara (Opinião)

Seis meses de prefeitura – parte três

Hoje é o dia Bagé, o dia de abraçar cada pessoa que vive aqui, dia de lembrar quem fez o município ao longo de seus 206 anos e de reafirmar que nossa luta no presente é por um futuro melhor, com desenvolvimento, bons serviços de saúde e segurança para todos que acreditam em nossa terra.
Na coluna de hoje, retomamos a retrospectiva dos primeiros seis meses de gestão frente à prefeitura, agora com a terceira parte, a partir do mês de março (as outras edições podem ser lidas não apenas nos jornais impressos, mas no site do MINUANO e na página da prefeitura, no Facebook).
1. Implantação do Conselho Municipal de Indústria, Comércio e Serviços com ampla participação de sindicatos, associações, instituições de Ensino Superior e o Sistema S; 2. Centro do Idoso abre as atividades do ano ampliando o número de serviços e oficinas e também o número de idosos atendidos; 3. Prefeitura firma contrato com Ouro e Prata para oferecer melhores condições no TFD – Tratamento Fora do Domicílio, com ônibus e vans para o deslocamento até a rodoviária de Porto Alegre e dali para os hospitais, além de sala vip para espera; 4. Asfalto da avenida Itália é retomado; 5. Postos de saúde passam a ter vacinadores diários; 6. Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso muda de local, passando a funcionar nos prédios da antiga Rede Ferroviária no Km 21, Zona Leste (economizando com o aluguel do prédio na avenida João Telles); 7. Técnicos do Ministério do Trabalho fiscalizam trabalhos do Projeto Complexo Km 21, de Economia Solidária, e elogiam a nova dinâmica e estruturação do trabalho, que até então não tinha como nem prestar contas daquilo que fazia, porque não fazia; 8. Smed inicia ciclo de formação entre professores para alavancar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); 9. Secretaria de Saúde promove a reestruturação de duas equipes do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, há dois anos inativo em Bagé; 10. Prefeitura promove o primeiro debate sobre a criação da Guarda Municipal com a presença de autoridades da área de segurança, o corregedor da guarda municipal de Cachoeirinha e o secretário de segurança daquele município; 11. Executivo e Universidade da Região da Campanha (Urcamp) firmam contrato para repasse de R$ 96 mil mensais ao Hospital Universitário (HU), estabelecendo a integração do hospital à rede pública de saúde do município. O contrato garante que o HU não feche as suas portas como ocorreu no ano passado. Recordo de como foi difícil para a reitora Lia Quintana informar à sociedade que por falta de apoio, de suporte, negado pelo poder público, o hospital teve que fechar. Não era a vontade da equipe, mas era a necessidade. O movimento liderado pela equipe dos médicos Henry Ritta e Rafael Ribeiro foi de uma precisão cirúrgica incrível, possibilitando a construção dessa ponte com a Prefeitura. O contrato é o maior investimento na história do HU por parte do poder público para a compra de serviços mensais. E isso é motivo de orgulho para nós.
Na próxima, semana continuamos com esta retrospectiva, pois nada melhor que finalizar com aquilo que considero um dos maiores feitos do nosso governo: a garantia do funcionamento de um hospital e sua integração à rede pública.
E feliz aniversário Bagé.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...