ANO: 25 | Nº: 6309
18/07/2017 Cidade

Calendário de vacinação contra HPV será retomado em agosto

Foto: Tiago Rolim de Moura

Tatiana informa que são necessárias duas doses
Tatiana informa que são necessárias duas doses

A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos e meninas será retomado, nas escolas, após o período de férias. A mobilização iniciou em março de 2017 e, no dia 20 de junho, o Ministério da Saúde ampliou a cobertura para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Anteriormente, a vacina era para meninos de 12 e 13 anos. O aumento da faixa etária fez com que a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência atualizasse o calendário de imunizações.
Conforme a coordenadora de imunizações da secretaria, Tatiana Miranda, durante visitação às escolas, foram entregues fichas para que os pais autorizem a vacinação. Das 61 instituições de ensino previstas (entre municipais, estaduais e privadas), 36 foram visitadas. Tatiana conta que 1.505 jovens (meninos e meninas) já foram imunizados. “Como houve a ampliação das idades, o trabalho deverá ser realizado novamente”, disse.
Segundo Tatiana, a secretaria não está sentindo nenhuma resistência por parte dos pais. Ela lembra que a imunização assegura a proteção efetiva contra o HPV e diminui a incidência de câncer. A vacina também contribui para a redução de incidência do câncer de colo de útero e vulva, câncer de pênis, ânus, boca e orofaringe e verrugas genitais. 

A coordenadora ressalta que a mobilização conta com apoio da Estratégia Saúde da Família e Posto Camilo Gomes. Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina de HPV, com intervalo de seis meses entre elas. “Durante este período as pessoas podem procurar os postos de saúde”, informa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...