MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeenses fazem sucesso na internet com vídeo sobre parto humanizado

Publicada em 21/07/2017
Bajeenses fazem sucesso na internet com vídeo sobre parto humanizado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rafaela e Jéssica foram idealizadoras do clipe

Duas bajeenses encontraram uma forma diferente para abordar as vantagens do parto humanizado. A paródia produzida pelas enfermeiras Jéssica Peralta e Rafaela Domingues, a partir da música Despacito, no Centro Obstétrico do Hospital Conceição, em Porto Alegre, viralizou nas redes sociais, registrando mais de 2,5 milhões de visualizações em quatro dias. Para a produção, elas contaram com a participação da equipe obstétrica, duas gestantes, uma auxiliar administrativa e uma técnica de enfermagem.

Rafaela, que idealizou o clipe, se formou na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em 2007. Ela trabalhou no Centro Obstétrico da Santa Casa de Caridade de Bagé e está no Hospital Conceição desde 2010. A enfermeira conta que a intenção era falar sobre o acolhimento da gestante e o processo antes e depois do parto. O vídeo também fala sobre a gestação, do pré-natal ao parto.
A idealizadora conta que viu uma gestante dançando, na internet, e teve a ideia de fazer o clipe. Como a evolução do parto é devagar, foi usada a música Despacito, hit dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, que significa devagarinho. A intenção de Rafaela é fazer com que as gestantes se informem melhor sobre tudo o que envolve a gestação. Ela reforça que a mulher não precisa ficar deitada o tempo todo. “Ela pode dançar, se mexer, estimular o parto e ter o acompanhamento da família", comenta.
Jéssica, 24 anos, trabalha no hospital desde 2016. Ela ressalta que não imaginava a repercussão que o vídeo iria causar, mas destaca que o objetivo era conscientizar a população de que existem várias recomendações de parto humanizado. “Foi uma repercussão positiva”, disse.


Política pública
Nas redes sociais, a iniciativa foi elogiada pelo Ministério da Saúde, que reproduziu o vídeo, em sua página oficial no Facebook. “É isso mesmo, Despacito! É muito importante ampliar o acesso a informações para que as gestantes possam tomar decisões conscientes dos riscos e vantagens de cada modelo de parto", diz a publicação.
A humanização é uma política pública do governo federal. Em março deste ano, a pasta editou uma portaria que prioriza o parto normal e humanizado ao divulgar, pela primeira vez, diretrizes que orientam profissionais de saúde para o atendimento qualificado de mães e bebês.

Para assistir ao vídeo acesse o endereço: https://www.facebook.com/grupohospitalarconceicao/videos/1336255049763652/ 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br