ANO: 24 | Nº: 5987
21/07/2017 Cidade

Bajeenses fazem sucesso na internet com vídeo sobre parto humanizado

Foto: Divulgação

Rafaela e Jéssica foram idealizadoras do clipe
Rafaela e Jéssica foram idealizadoras do clipe

Duas bajeenses encontraram uma forma diferente para abordar as vantagens do parto humanizado. A paródia produzida pelas enfermeiras Jéssica Peralta e Rafaela Domingues, a partir da música Despacito, no Centro Obstétrico do Hospital Conceição, em Porto Alegre, viralizou nas redes sociais, registrando mais de 2,5 milhões de visualizações em quatro dias. Para a produção, elas contaram com a participação da equipe obstétrica, duas gestantes, uma auxiliar administrativa e uma técnica de enfermagem.

Rafaela, que idealizou o clipe, se formou na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em 2007. Ela trabalhou no Centro Obstétrico da Santa Casa de Caridade de Bagé e está no Hospital Conceição desde 2010. A enfermeira conta que a intenção era falar sobre o acolhimento da gestante e o processo antes e depois do parto. O vídeo também fala sobre a gestação, do pré-natal ao parto.
A idealizadora conta que viu uma gestante dançando, na internet, e teve a ideia de fazer o clipe. Como a evolução do parto é devagar, foi usada a música Despacito, hit dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, que significa devagarinho. A intenção de Rafaela é fazer com que as gestantes se informem melhor sobre tudo o que envolve a gestação. Ela reforça que a mulher não precisa ficar deitada o tempo todo. “Ela pode dançar, se mexer, estimular o parto e ter o acompanhamento da família", comenta.
Jéssica, 24 anos, trabalha no hospital desde 2016. Ela ressalta que não imaginava a repercussão que o vídeo iria causar, mas destaca que o objetivo era conscientizar a população de que existem várias recomendações de parto humanizado. “Foi uma repercussão positiva”, disse.


Política pública
Nas redes sociais, a iniciativa foi elogiada pelo Ministério da Saúde, que reproduziu o vídeo, em sua página oficial no Facebook. “É isso mesmo, Despacito! É muito importante ampliar o acesso a informações para que as gestantes possam tomar decisões conscientes dos riscos e vantagens de cada modelo de parto", diz a publicação.
A humanização é uma política pública do governo federal. Em março deste ano, a pasta editou uma portaria que prioriza o parto normal e humanizado ao divulgar, pela primeira vez, diretrizes que orientam profissionais de saúde para o atendimento qualificado de mães e bebês.

Para assistir ao vídeo acesse o endereço: https://www.facebook.com/grupohospitalarconceicao/videos/1336255049763652/ 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...