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Custo da cesta básica tem aumento de 20% no segundo trimestre
O custo do cesto de produtos básicos de consumo popular teve um aumento em torno de 20% no segundo trimestre deste ano, conforme a pesquisa realizada pelos acadêmicos do quarto semestre do curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
O trabalho é coordenado pelos professores Ricardo Cougo e Rita Saraiva Jorge. No total, 33 produtos de alimentação, higiene e limpeza são pesquisados. De acordo com análise, a grande parte dos produtos teve aumento nos preços e apenas alguns obtiveram redução dos custos. A carne bovina, por exemplo, apresentou aumento no seu valor, porém a carne de aves obteve um aumento mais significativo em relação ao primeiro trimestre deste ano.
Já o arroz e o feijão, produtos importantes no consumo dos brasileiros, tiveram uma redução nesse período analisado. Por outro lado, a batata inglesa foi o segundo item do grupo alimentação que teve maior aumento, seguida pela banana que também elevou seu custo ao consumidor final.
Nos produtos de higiene, a maioria teve aumento, com exceção do aparelho de barbear que diminuiu seu custo. No grupo de limpeza, os produtos que tiveram menor índice foi esponja de aço e o maior índice aconteceu com o desinfetante.
De acordo com os docentes, nota-se que houve grande aumento nos produtos da cesta básica. Em relação o dólar, os pesquisadores obtiveram resultados que ele se mantém na média, o que se pode sinalizar um novo rumo à economia brasileira, principalmente em termos de perspectivas para 2017.
A análise ainda apontou que, o custo do cesto de produtos básicos do segundo trimestre compromete 84,01% do valor do salário mínimo, sendo um percentual muito elevado para o trabalhador bajeense.