ANO: 24 | Nº: 6039
22/07/2017 Campo e Negócios

Plantio de trigo se aproxima do final

Foto: Divulgação

Triticultores aproveitaram o clima
Triticultores aproveitaram o clima

A pouca chuva registrada no último final de semana em zonas produtoras foi suficiente apenas para que os triticultores pudessem semear áreas já preparadas para a finalidade. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o percentual de área plantada com trigo no Estado é de 95%, aproximando-se da média para o período, que é de 96%. As áreas a finalizar se encontram nos Campos de Cima da Serra, região cujo período preferencial para o plantio se encerra em 31 de julho.
De maneira geral, as lavouras se ressentem da baixa umidade no solo, o que dificulta um desenvolvimento mais efetivo e vigoroso, apresentando plantas amareladas e com crescimento aquém do desejado. As temperaturas negativas registradas a partir de segunda-feira (17/07), que provocaram geadas por todo o Estado, em nada afetam a cultura. No atual estágio das lavouras (100% em desenvolvimento vegetativo/perfilhamento), os eventuais danos por crestamento de folhas são recuperáveis, desde que a fertilidade e a umidade do solo se encontrem em níveis adequados.


Criações

Bovinocultura de corte - a pastagem natural está um pouco reduzida em volume e as pastagens implantadas começam a ser mais exigidas, sendo considerado bom o seu desenvolvimento. Os animais estão apresentando redução das condições corporais e perda de peso devido à queda na qualidade das áreas de campo nativo. A época é de realização dos diagnósticos de gestação. Os produtores estão vacinando as terneiras de três a oito meses contra a brucelose. Apesar da diminuição do uso de carrapaticidas, os campos continuam infestados, mas os dias mais frios com ocorrência de geadas deverão baixar a infestação do carrapato.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...