ANO: 26 | Nº: 6528
22/07/2017 Cidade

Programa Água para Todos beneficia mais de 20 escolas da região

Foto: Divulgação

Governador José Ivo Sartori assinou a liberação de recursos na manhã de sexta-feira
Governador José Ivo Sartori assinou a liberação de recursos na manhã de sexta-feira

O Programa Água Para Todos, desenvolvido pelo governo do Estado, receberá um aporte de R$ 3 milhões para levar água potável a mais de 160 escolas rurais em 71 municípios do Estado. Na região, a iniciativa vai beneficiar mais de 20 instituições. A lista foi divulgada na sexta-feira, em Porto Alegre, durante ato de lançamento do projeto.
Na área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), o município com maior número de escolas contempladas foi Dom Pedrito, com oito. Logo após estão Hulha Negra e Caçapava do Sul, com cinco. Bagé e Aceguá terão duas escolas contempladas. O município de Candiota não terá instituição beneficiada.
A secretária municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara, ainda não recebeu informação sobre cronograma de execução relacionado às escolas bajeenses (Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Simões Pires e Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Alfredo Vieira). Porém, como ambas passam por dificuldades, devido à falta de água, ela enfatiza que ‘toda ajuda será bem-vinda’.
As instituições devem receber cisternas. Com capacidade para armazenar 52 mil litros, as estruturas são construídas com placas de cimento e pode garantir o acesso à água por oito meses, beneficiando, de acordo com estimativas do governo do Estado, aproximadamente, 12 mil pessoas no Rio Grande do Sul, entre estudantes e funcionários.
Durante o lançamento do programa, o governador José Ivo Sartori, do PMDB, disse que a iniciativa significa importantes mudanças de vida para muitas pessoas. “O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, avaliou.


Escolas que receberão benefício
Bagé – EMREF Simões Pires e EMREF Alfredo Vieira
Hulha Negra – EMEF Joaquim Gomes de Souza, EMEF Colonia Nova Esperança, EEEM Quinze de Junho, EEEF Chico Mendes, EEEF Josué de Castro
Aceguá – EEEF Conquista do Jaguarão e EMEF Pioneira

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...