ANO: 25 | Nº: 6382

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com
Editor de política e comentarista da coluna Fogo Cruzado. Jornalista, é especialista em Comunicação e Política e subeditor geral do Jornal Minuano.
25/07/2017 Sidimar Rostan (Editorial)

Pouca disposição para investir

Mais de 65% dos micro e pequenos empresários do Brasil não têm intenção de fazer investimentos no próximo trimestre. É o que demonstra um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a partir de consultas a 800 empreendimentos, nas 27 unidades da federação, incluindo cidades do interior. A mesmo pesquisa revela que 80% destes empreendedores também não planejam tomar crédito nos próximos três meses. E a culpa é do contexto.
Os números são desconcertantes. O Indicador de Propensão a Investir, baseado em uma escala de zero a 100, registrou 26,6 pontos no mês de junho. Em junho do ano passado, o índice estava em 21,4 pontos. Ocorre que o resultado ficou abaixo daquele registrado em maio de 2017, fixado em 27,2 pontos. Diante de um cenário de crise, 37% destes empresários não veem necessidade em fazer investimentos para a melhoria de seus negócios. Apenas 19% cogitam fazer algum investimento. E a condição é compreensível.
Cautela, como destacou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, em nota emitida por conta da apresentação dos dados, se tornou uma palavra de ordem para o mercado. Sem confiança no futuro, os empreendedores temem assumir dívidas. Não resta dúvida de que falta mais do que crédito para concretizar projetos. Questões políticas geram impactos diretos, interferindo no ambiente de negócios. Enquanto não houver estabilidade no campo das decisões que também afetam a economia, nada deve alterar a vontade de investir.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...