MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé sediará o 1º Encontro Rio Grandense de História Militar

Publicada em 28/07/2017
Bagé sediará o 1º Encontro Rio Grandense de História Militar | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reunião dos organizadores do evento

Com a intenção de apresentar um novo olhar sobre a história do Exército Brasileiro, o primeiro Encontro Rio Grandense de História Militar será realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, no salão nobre da Prefeitura de Bagé.
O evento contará com cerca de 15 palestrantes, entre civis e militares, todos historiadores com livros e artigos publicados. O modelo do encontro pretende sair do padrão de palestras e seminários sobre o assunto, onde é falado apenas o que está na historiografia oficial.
Segundo o diretor do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, Cláudio de Leão Lemieszek, que é um dos organizadores do evento, a ideia é que as palestras se aprofundem nos aspectos sociológicos, estratégicos, econômicos e políticos dos fatos históricos.
O encontro terá suas temáticas divididas entre três épocas históricas da atuação do Exército: o período colonial, imperial e a República. Lemieszek divulga que alguns dos assuntos tratados nas palestras serão “A Guarda Nacional no Exército Brasileiro” e “O Estado brasileiro e suas estratégias militares frente os desafios dos séculos 20 e 21”.
Além de Lemieszek, também estão coordenando o encontro, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gustavo Andrade; o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessandro Bica, e o coronel José Antônio Marques da Silva, da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Quartel General.

Também apoiam o evento, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, Núcleo de Pesquisas Históricas Regional da Universidade Federal de Pelotas, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br