MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

De olho nas fronteiras

Publicada em 28/07/2017

O Brasil tem, aproximadamente, 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres. Uma dimensão exige investimentos em infraestrutura. Em um cenário que abrange as divisas com 10 países, manter a segurança é um desafio constante. Principalmente em um contexto pontuado pela falta de participação social, conforme comprova apontamento do Tribunal de Contas da União (TCU). A capacidade de organização das agências que atuam no combate aos crimes transfronteiriços, uma demanda que afeta a região, é fundamental neste processo.
Em 2015, o TCU recomendou medidas para aprimorar a prevenção aos delitos, com destaque para a indicação de que é necessário definir o alcance da função da polícia de fronteira. A delimitação é crucial, aliás, também para a gestão, porque viabiliza o desenvolvimento de propostas de quantificação dos efetivos de pessoal e dos recursos materiais. A resposta à demanda depende, porém, de um arranjo de fatos, envolvendo questões políticas e institucionais.
Cerca de 10 milhões de brasileiros vivem na faixa de fronteira. O que ocorre neste território, porém, afeta as vidas de todos. A presença do Exército, especialmente na região, é fundamental para a defesa. Ocorre que a corporação precisa ser valorizada neste debate. Os posicionamentos do TCU, reforçados na semana passada, durante reunião, em Brasília, aponta neste sentido. Nenhuma solução pode ser construída sem a participação efetiva das forças armadas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br