MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sala de Partituras Professora Gioconda Figueiró recebe doação do Fimp

Publicada em 28/07/2017
Sala de Partituras Professora Gioconda Figueiró recebe doação do Fimp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lúcia Gomes e Teresa Nogueira recebem doações de Bernardo e Yara

Canções eruditas centenárias, muitas delas raras, agora estão à disposição dos bajeenses. Inaugurada em 2015, durante a sexta edição do Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp), a Sala de Partituras Professora Gioconda Figueiró recebeu doações de dois apreciadores do estilo na tarde de ontem, antes do concerto comunitário que ocorreu na Biblioteca Pública Doutor Otávio Santos, onde a sala está instalada.
A cada nova edição do festival, tanto alunos quanto professores fazem doações das partituras utilizadas durante o evento. A comunidade também contribui com doações, como aconteceu na tarde de ontem. A professora Yara Maria Botelho Vieira e Bernardo Frederes Krämer Alcalde, diretor financeiro da Ecossis Soluções Ambientais, realizaram doações de partituras raras, algumas centenárias.
A diretora da entidade, Lúcia Gomes, destacou que esta é uma das únicas salas de partitura no Brasil. “São poucas bibliotecas no País que possuem esse tipo de acervo. Aqui nós temos peças raras, de colecionador, que serão digitalizadas e ficarão disponíveis desta forma para toda a população”, destacou.
Em seguida, teve início a apresentação dos três músicos: dois brasileiros, Danilo Salustiano, de Belo Horizonte, e Herlane Francile da Silva, do Recife, e Christopher Magne, da Bolívia. Durante o recital, os alunos da oitava edição apresentaram diversas composições conhecidas dos amantes de música erudita, como melodias de Franz Schubert.


Concerto no saguão da Urcamp

Os músicos se apresentaram pela primeira vez no saguão da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), durante mais uma atividade dos concertos comunitários. A reitora da universidade, Lia Maria Herzer Quintana, agradeceu aos organizadores pelo espetáculo na instituição. “Uma música agradável que estamos vivenciando nesta semana”, disse. Lia ainda destacou que a sociedade civil organizada e a prefeitura entenderam que o projeto idealizado em gestões anteriores é de suma importância e tem crescido anualmente.
A assistente de produção e coordenadora dos concertos comunitários Andrea Turato frisou a parceria com a Urcamp, que cedeu o complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza para a realização dos espetáculos. “Para nós é muito precioso. Convidamos a todos para os próximos concertos que ocorrerão até sábado”.
O Fimp se desloca, hoje, para Candiota, onde acontecerão os espetáculos no Centro Cultural, na Vila Residencial. O evento é realizado pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Ministério da Cultura.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br