ANO: 25 | Nº: 6488
29/07/2017 Cidade

Alunos produzem documentário sobre a história da Escola Téo Obino

Foto: Tiago Rolim de Moura

Instituição de ensino foi fundada no dia 2 de abril de 2012
Instituição de ensino foi fundada no dia 2 de abril de 2012

Como forma de homenagear os cinco anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino, os alunos do primeiro ano estão produzindo um documentário que conta a história da instituição.
De acordo com a vice-diretora da escola e orientadora do trabalho, Débora Rosa, para iniciar a atividade, em maio, as crianças tiveram uma oficina de construção de documentário com a jornalista Renata Marimon. Logo após, vendo que os alunos, de seis a sete anos de idade, estão em processo de alfabetização, foi necessária uma parceria com alunos do nono ano e ex-alunos, que ajudaram a realizar pesquisas sobre a história da escola e das instituições que lhe deram origem, Escola Municipal de 1º Grau Marques de Tamandaré e Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Penna.
Débora conta que a maioria das cenas foi gravada pelos próprios alunos, em celulares e tablets. As crianças também foram responsáveis pela realização das entrevistas e pela narração da história e ajudaram na construção do roteiro.
O documentário também teve o apoio de alunos do curso de Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do jornalista da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) Jéferson Vainer, que está trabalhando na edição do vídeo. O lançamento está previsto para o dia 4 de agosto, na escola, onde serão convidados os alunos, professores, pais, autoridades e quem mais desejar prestigiar o trabalho.


Cápsulas do tempo
Na produção, também serão contadas as histórias das duas cápsulas do tempo feitas pelos alunos, professores, funcionários e pais da escola. A primeira foi enterrada no dia 2 de abril de 2012, dia de fundação da escola, e contém mensagens e desenhos dos alunos. A segunda, enterrada no dia dos 206 anos de Bagé, conta com uma coleção de fotos e mensagens com questionamentos sobre o futuro dos alunos e professores.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...