MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cobrança da tarifa de água inicia na próxima semana

Publicada em 29/07/2017
Cobrança da tarifa de água inicia na próxima semana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Diretor do Daeb detalhou mudanças durante coletiva realizada na sexta-feira

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) inicia, na próxima semana, a cobrança de água e esgoto pelo sistema de tarifa, que considera o consumo, como base de cálculo. Desde o final da década de 1960, o modelo considerava o tamanho dos imóveis para definir os valores. A alteração foi formalizada por uma lei municipal, em vigor desde 2016.
A legislação conferiu prazo de 180 dias para que a autarquia adaptasse o sistema de cobrança. De acordo com o diretor geral do Departamento, Volmir Silveira, assim que a nova equipe diretiva assumiu o cargo, em janeiro deste ano, foram detectadas diversas pendências para a adequação. Ele explica que estas condições levaram à prorrogação do prazo inicial.
A partir da próxima semana, as contas com base no novo sistema começarão a ser entregues aos bajeenses, com vencimento até dia 18 de agosto. A cobrança será referente ao que foi consumido entre os dias 15 de maio e 15 de julho. Silveira afirma que os preços adotados pelo Daeb serão menores que de todos os outros órgãos responsáveis pela cobrança de água no Estado.


Modernização

Durante coletiva realizada na sexta-feira, a direção do Daeb adiantou, ainda, que vai lançar um edital para que seja escolhida a empresa que fará a modernização no modo de cobrança e entrega das contas. A intenção, através da implantação de um sistema onde os leituristas terão um aplicativo no celular ou tablet, que faz a cobrança e imprime a conta na mesma hora, é diminuir o custo da autarquia com impressão de contas. O modelo também é considerado mais preciso.


Tarifa social

Atualmente, os usuários contemplados pela categoria residencial social do Daeb, representam 35%. Desde o início do ano, a autarquia está alertando os contribuintes para a necessidade de realizar um cadastro, visando a manutenção dos benefícios. Até março deste ano, apenas 500 pessoas haviam realizaram o cadastro. Atualmente, 2,5 mil contribuintes integra a relação de beneficiários da tarifa social. Mais de oito mil dos antigos beneficiados, portanto, serão cobrados a partir das regras válidas para tarifa residencial comum. As pessoas que se cadastrarem na tarifa social até o dia 20 de agosto, já contarão com o benefício a partir de setembro. Quem se cadastrar depois do dia 20, só poderá usufruir do desconto em outubro.


CadÚnico
As inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), necessário para o cadastramento da tarifa social no Daeb, que vinham sendo realizadas, emergencialmente, pelo atendimento da autarquia, voltam a ser realizado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, a partir do dia 1º de agosto. A partir desta segunda-feira, a pasta vai disponibilizar uma equipe para cadastrar os beneficiados, na Câmara de Vereadores.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br