ANO: 25 | Nº: 6358
29/07/2017 Cidade

Cobrança da tarifa de água inicia na próxima semana

Foto: Augustho Soares/Especial JM

Diretor do Daeb detalhou mudanças durante coletiva realizada na sexta-feira
Diretor do Daeb detalhou mudanças durante coletiva realizada na sexta-feira

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) inicia, na próxima semana, a cobrança de água e esgoto pelo sistema de tarifa, que considera o consumo, como base de cálculo. Desde o final da década de 1960, o modelo considerava o tamanho dos imóveis para definir os valores. A alteração foi formalizada por uma lei municipal, em vigor desde 2016.
A legislação conferiu prazo de 180 dias para que a autarquia adaptasse o sistema de cobrança. De acordo com o diretor geral do Departamento, Volmir Silveira, assim que a nova equipe diretiva assumiu o cargo, em janeiro deste ano, foram detectadas diversas pendências para a adequação. Ele explica que estas condições levaram à prorrogação do prazo inicial.
A partir da próxima semana, as contas com base no novo sistema começarão a ser entregues aos bajeenses, com vencimento até dia 18 de agosto. A cobrança será referente ao que foi consumido entre os dias 15 de maio e 15 de julho. Silveira afirma que os preços adotados pelo Daeb serão menores que de todos os outros órgãos responsáveis pela cobrança de água no Estado.


Modernização

Durante coletiva realizada na sexta-feira, a direção do Daeb adiantou, ainda, que vai lançar um edital para que seja escolhida a empresa que fará a modernização no modo de cobrança e entrega das contas. A intenção, através da implantação de um sistema onde os leituristas terão um aplicativo no celular ou tablet, que faz a cobrança e imprime a conta na mesma hora, é diminuir o custo da autarquia com impressão de contas. O modelo também é considerado mais preciso.


Tarifa social

Atualmente, os usuários contemplados pela categoria residencial social do Daeb, representam 35%. Desde o início do ano, a autarquia está alertando os contribuintes para a necessidade de realizar um cadastro, visando a manutenção dos benefícios. Até março deste ano, apenas 500 pessoas haviam realizaram o cadastro. Atualmente, 2,5 mil contribuintes integra a relação de beneficiários da tarifa social. Mais de oito mil dos antigos beneficiados, portanto, serão cobrados a partir das regras válidas para tarifa residencial comum. As pessoas que se cadastrarem na tarifa social até o dia 20 de agosto, já contarão com o benefício a partir de setembro. Quem se cadastrar depois do dia 20, só poderá usufruir do desconto em outubro.


CadÚnico
As inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), necessário para o cadastramento da tarifa social no Daeb, que vinham sendo realizadas, emergencialmente, pelo atendimento da autarquia, voltam a ser realizado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, a partir do dia 1º de agosto. A partir desta segunda-feira, a pasta vai disponibilizar uma equipe para cadastrar os beneficiados, na Câmara de Vereadores.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...