MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Deputados retomam debate sobre porte de arma para quem mora em propriedades rurais

Publicada em 29/07/2017
Deputados retomam debate sobre porte de arma para quem mora em propriedades rurais | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposição foi apresentada pelo deputado Afonso Hamm

A proposta que disciplina o porte rural de arma de fogo no Brasil, apresentada pelo deputado federal Afonso Hamm, do PP, à Câmara dos Deputados, será analisada, em caráter conclusivo pela comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O progressista sustenta que o estatuto do desarmamento, em vigor desde 2003, está em vias de ser revogado por outro projeto de lei, e que, na sua avaliação, ‘os proprietários e trabalhadores rurais devem ter resguardado seu direito de proteção da vida e de suas propriedades’.
Se a proposição de Hamm for aprovada, a licença para o porte rural de arma de fogo será concedida ao proprietário e ao trabalhador maiores de 25 anos de idade residentes na área rural que dependam do emprego de arma para a defesa pessoal, familiar ou de terceiros e ainda patrimonial.
Com base na proposta, para requerer o porte, os interessados deverão apresentar documento de identificação, comprovante de residência em área rural e atestado de bons antecedentes. A falta do comprovante de residência poderá ser substituída pela declaração de duas testemunhas e o atestado de bons antecedentes, pela declaração da polícia local. O projeto, porem, não informa a autoridade a quem o requerimento deverá ser apresentado.
A licença para o porte rural de arma de fogo terá validade de dez anos e será restrita aos limites da propriedade, condicionada à demonstração simplificada, à autoridade responsável pela emissão, de habilidade no manejo da arma.
A arma licenciada será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). O extravio, furto ou roubo deverá ser imediatamente comunicado à unidade policial mais próxima. Hamm acredita que a demora em apreciar a proposição que revoga o estatuto, no Plenário, ‘pode pôr os proprietários rurais à mercê dos delinquentes’. Neste sentido, o progressista intensifica a articulação para que sua proposta avance nas comissões técnicas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br