ANO: 25 | Nº: 6212
29/07/2017 Cidade

Urcamp vai sediar Fórum de Pró-Reitores de Graduação da região Sul do Brasil

Foto: Divulgação

Pró-Reitora Acadêmica da Urcamp, Virgínia Dreux, assumiu coordenação do fórum regional no ano passado
Pró-Reitora Acadêmica da Urcamp, Virgínia Dreux, assumiu coordenação do fórum regional no ano passado

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) vai sediar, nos dias 3 e 4 de agosto, o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul). O evento acontece no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza e reunirá pró-reitores, assessores pedagógicos, diretores de centros, coordenadores de cursos e cargos afins de várias instituições do Brasil.
O Forgrad Sul terá como tema “Saberes docentes e práticas pedagógicas no Ensino Superior”. A pró-reitora acadêmica da Urcamp, professora Virgínia Paiva Dreux, que assumiu a coordenação do fórum regional, em Manaus, no ano passado, explica que é um momento para discutir o tema proposto com representantes de várias instituições do Rio Grande do Sul e de outros estados. Virgínia detalha, ainda, que o evento será marcado por mesas de debate, as quais serão compostas por três palestrantes e um mediador.
No encerramento do evento será assinado um documento de intenções – Carta de Bagé, onde constarão as propostas debatidas no fórum e que será encaminhada ao presidente nacional do Forgrad, para que seja entregue posteriormente a um representante do Ensino Superior do País. “A expectativa é de termos um bom debate e uma troca grande de experiências com profissionais das diversas áreas que estarão presentes”, ressalta Virgínia.
As inscrições para o evento são gratuitas e deverão ser realizadas até terça-feira, 1º de agosto, pelo site forgrad.urcamp.edu.br.


Programação
Dia 3
8h30 – credenciamento e café da manhã;
9h – apresentação cultural;
9h15 – mesa de abertura com a presença do secretário de Educação Superior, professor Paulo Barone; presidente do Forgrad Nacional, professor Cléverson Almeida; reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana; presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), José Carlos de Souza, e coordenadora do Forgrad Sul, professora Virgínia Paiva Dreux.
9h30 – conferência de abertura com Paulo Barone;
10h – mesa de discussão “Saberes docentes e práticas pedagógicas na educação superior”, com mediação a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/BA), professora Talamira Brito, e participação dos professores Flávia Costa e Sidinei da Silva, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
12h – intervalo para almoço;
14h – mesa de discussão “Metodologias inovadoras/ativas”, com mediação do Pró-Reitor de Graduação, professor Miguel de Freitas Júnior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR) e participação dos professores Daniel Sperb, Moema Nudilemon Chatkin e Giana Sebastiani, da Universidade La Salle Brasil (Unilasalle), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
16h – intervalo para café;
16h15 – mesa de discussão “Práticas pedagógicas para inclusão” com mediação da assessora e coordenadora pedagógica da Universidade Feevale, professora Sandra Difini e participação dos professores Marta Borgmann, Zita Canuto e Vaneza Peranzoni, da UCS, Unijuí e Universidade de Cruz Alta (Unicruz).
17h30 – encerramento


Dia 4
8h30 – credenciamento;
9h – apresentação cultural;
9h15 – mesa de discussão “Formação superior x formatação”, com mediação da assessora pedagógica da Urcamp, professora Viviane Gentil e participação dos professores Guto Niche e Maurício Aires, da Unilasalle e Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
10h30 – coffe break;
11h30 – elaboração da Carta Bagé;
12h – encerramento;
12h às 17h – almoço por adesão e passeio

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...