MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

É hora de mobilizar

Publicada em 31/07/2017

A votação da Consulta Popular, que inicia amanhã, é estratégica para a região. O processo é simples e democrático. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que poderão escolher apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula, que é específica para a região. Bagé precisa garantir pelo menos três mil votos para conquistar os recursos. Então, às vésperas do processo, é hora de mobilizar.
O sistema que permite aos gaúchos definir diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado, foi instituído por lei, em 1998. Através do modelo de consulta, o governo fixa um que é distribuído entre as 28 regiões do Estado, de acordo critérios específicos, como a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Mas para ter direito aos recursos, é preciso garantir percentuais mínimos de participação.
A cédula de votação, específica para o Corede Campanha, contém os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região. Após a votação, que encerra no dia 3 de agosto, os resultados são encaminhados para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual. A articulação, em nível local, é para evitar o que ocorreu no ano passado, quando Bagé e Dom Pedrito não conseguiram habilitar projetos.
A Consulta Popular é segura, democrática e secreta. É, também, crucial para o desenvolvimento de setores importantes, a exemplo da segurança, da cultura, da economia e da infraestrutura. Neste ano, os bajeenses poderão optar por sete programas prioritários. Existem diferentes formas de votar. É possível, inclusive, escolher uma demanda sem sequer sair de casa, através da internet. Não existe, portanto, justificativa para não participar de processo que coloca nas mãos dos eleitores a decisão sobre a aplicação de recursos.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br