ANO: 25 | Nº: 6310
31/07/2017 Cidade

Hemopel coleta 112 bolsas de sangue em Bagé

Foto: Antônio Rocha

Movimento foi intenso durante o sábado
Movimento foi intenso durante o sábado
A movimentação foi intensa no Posto de Atendimento Médico (Pam I) para a doação de sangue no sábado. A equipe do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) realizou 160 cadastros de doadores voluntários e coletou 112 bolsas. O Rotary Clube Minuano auxiliou na divulgação da ação e organização no local.
De acordo com a coordenadora de captação de sangue do Hemopel, Gisele Pinto, desde as primeiras horas da manhã, filas se formaram no local da doação. Ela explica que o processo fica um pouco mais lento porque a equipe é formada por 10 pessoas. “É necessário passar pela pré-triagem, triagem clínica e, após, pela coleta de sangue”, detalha.
A equipe do Pam I auxiliou na ação. Foram disponibilizados quatro leitos para a coleta. A coordenadora ressaltou que é necessário estar bem alimentado, pelo menos com uma hora de antecedência, do contrário é necessário comer e respeitar o tempo de espera. “ A meta, em Bagé, é coletar ao menos 100 bolsas. Foi muito positiva a doação”, relatou. Bagé e os municípios vizinhos necessitam, em média, de 200 bolsas por mês.
Para doar é necessário pesar mais que 50 quilos; ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis); estar em um intervalo entre as doações de 60 dias, para homens, e 90 dias, para mulheres; estar fora do período gestacional (três meses após o parto ou fora do período de amamentação); não ter tido hepatite após 10 anos de idade; não ser portador de epilepsia e não ter diabetes.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...