ANO: 25 | Nº: 6310
31/07/2017 Cidade

Reitora da Urcamp participa de debate na rádio Bandeirantes

Foto: Antônio Rocha

Lia falou da importância da universidade para o desenvolvimento regional
Lia falou da importância da universidade para o desenvolvimento regional
Lideranças de Bagé e região participam do programa Repórter Bandeirantes, conduzido pelo jornalista Milton Cardoso, em transmissão ao vivo, feito na sexta-feira, na LEB Livraria e Cafeteria. A interiorização do programa da rádio Bandeirantes é realizada mensalmente, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e Sindicato dos engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS). Na edição trazida à Rainha da Fronteira, foram debatidos temas relacionados ao desenvolvimento econômico da região, a barragem da Arvorezinha e fontes de energia. A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Quintana, participou enfatizando a importância da instituição de ensino.
O diretor geral da Band RS, Sérgio Cóssio, salienta que essa foi a segunda edição do programa no interior. No mês passado, foi realizado um debate no polo naval de Rio Grande. Cóssio lembra que a integração com a comunidade é uma das missões da empresa. “Queremos fomentar as potencialidades com pautas positivas, mostrando as coisas boas de cada região”, disse.
O diretor é natural de Porto Alegre, mas veio com a família para Bagé, ainda na infância. Para ele, que atuou profissionalmente no município, foi uma oportunidade de rever amigos. Salientou, ainda, que a Rede Bandeirantes gera cerca de 180 empregos diretos, somente no Estado, e tem mais de 40 anos de atuação.
O presidente do Crea-RS, Mélvis Barrios Júnior, participou das duas interiorizações do programa. Ele ressaltou que a entidade está finalizando o diagnóstico da barragem da Arvorezinha, que foi realizado através de parceria com a prefeitura de Bagé e Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). “Estamos auxiliando no debate sobre o desenvolvimento e contamos com a presença de inspetores e conselheiros no município”, salientou.
O vice-presidente do Senge, Alexandre Wolmann, informou que os debates têm sido muito produtivos e estão auxiliando na valorização dos engenheiros. O sindicalista frisou que o primeiro programa, realizado em Rio Grande, terá desdobramentos. “Faremos um programa no Clube dos Engenheiros, no Rio de Janeiro, com a direção da Petrobras, no próximo mês”, adiantou.

Desenvolvimento regional
A reitora Lia Quintana enfatizou que a Urcamp atua diretamente no desenvolvimento e na diversificação da matriz produtiva da região. “Trabalhamos com a vitivinicultura, oliveiras, pecuária e agricultura, que promovem o desenvolvimento regional”, enumerou.
Lia também recordou que a Fundação Attila Taborda (FAT) foi pioneira em cursos de graduação e disse, ainda, que a maioria das pessoas que estava participando e assistindo ao debate havia se formado na instituição.

Prefeitos
O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, do PT, destacou que a região tem a maior jazida de carvão de qualidade do país e defendeu a importância das termoelétricas para o desenvolvimento. “A tecnologia mudou. É possível explorar os subprodutos do carvão, como a cinza e a argila”, defendeu.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, afirmou que a barragem é uma das prioridades de sua gestão. Ele informou que o projeto executivo do empreendimento está sendo atualizado para, posteriormente, ser aberto o processo licitatório. Ele também reforçou a importância da retomada dos voos regionais, adiantando que os executivos da empresa Azul virão a Bagé esta semana. Divaldo ainda frisou que Bagé está aberta para novos empreendedores. “O município somente se desenvolve através de articulações”, definiu.
Também participaram do debate os inspetores do Crea, em Bagé, Antônio Arla da Silva, Fernando Menezes e Egberto Mascarenhas; o presidente do Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé, Adalberto Schafer; a presidente da Associação Bajeense de Engenheiros Agrônomos, Marta Hamm de Oliveira; o deputado estadual Augusto Lara; 2ª vice-presidente do Crea-RS, Eliana Silveira Collares; o conselheiro coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RS, Marcio Marun Gomes, e o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade Federal do Pampa (Daeinter), Helvio Rech.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...