ANO: 25 | Nº: 6311
02/08/2017 Cidade

Museu Dom Diogo de Souza sedia seminário sobre memória e patrimônio

Foto: Antônio Rocha

Cursos e palestras selaram parceria entre Arquivo Público, UFSM e Urcamp
Cursos e palestras selaram parceria entre Arquivo Público, UFSM e Urcamp

O seminário “História, Memória e Patrimônio” iniciou, ontem, no Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT). O projeto de extensão é uma parceria entre a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), representada pelo museu, Prefeitura de Bagé, através do Arquivo Público, e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade faz parte do projeto “Para sempre Tarcísio”.
A professora doutora Maria Medianeira Padoin, da equipe gestora, pela UFSM, explica que o projeto está integrado ao programa “Patrimônio histórico, gestão documental, memória e preservação”, e ao grupo de pesquisa História Platina: política, sociedade e instituições. Entre os objetivos principais, destacam-se a qualificação continuada na área da preservação, memória, história e patrimônio; valorizar e divulgar ações e resultados de pesquisas, ensino e de extensão; incentivar a pesquisa e valorização da área de Humanas; incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão em todos os níveis.
Durante a tarde, os professores doutor Jorge Alberto Soares e a doutora Luciana Brito ministraram palestra de introdução sobre “O papel dos arquivos municipais na construção e preservação de uma memória e identidade regional”.
As atividades seguem, hoje, com a segunda parte do curso, que acontece das 14h às 17h, e as palestras, a partir das 19h, tendo como temas “A Revolução Federalista”, ministrada por Gustavo Andrade e Pablo Dobke; e “Gaspar Silveira Martins”, apresentada pelas professoras Mônica Rossato e Naiani Machado da Silva.
Quem não conseguiu fazer a inscrição ontem e deseja participar das atividades de hoje, pode se inscrever no ato. A capacitação terá continuidade em setembro ou outubro, quando ocorrerá a parte prática do curso e os participantes receberão o certificado.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...