ANO: 25 | Nº: 6312
03/08/2017 Cidade

Último dia para votação na Consulta Popular

Foto: Tiago Rolim de Moura

Votos dos cidadãos devem escolher três prioridades para a região
Votos dos cidadãos devem escolher três prioridades para a região

Hoje é o último dia para escolher as três prioridades que serão integradas ao orçamento do governo estadual para 2018. A expectativa é de que Bagé consiga alcançar o número mínimo de votos para ser contemplada com a verba destinada aos projetos da Consulta Popular. No ano passado, Bagé e Dom Pedrito não alcançaram a meta e não receberam aporte do Estado.
A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), Lia Quintana, adiantou que, até a tarde de ontem, Bagé já contava com 2,77% do total de 3% (2.721 pessoas) de votantes necessários. Os diferentes setores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) se mobilizaram para votar. A reitora Lia afirmou que a participação popular é muito importante nesta reta final, para garantir as verbas necessárias. “Os valores serão elencados no planejamento estratégico do governo. Então é importante que as pessoas participem, porque poderão escolher onde a verba será aplicada. O retorno da votação é em benefícios para a população”, destacou.
Um exemplo dos investimentos com verbas provenientes da Consulta Popular na região é a aquisição do tomógrafo para o Hospital Universitário, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT). Lia relembrou que o equipamento, adquirido em 2012, após ser apontado como prioridade pela população, zerou a fila de tomografias do município.
No processo deste ano, está prevista a destinação de R$ 2,5 milhões ao Corede Campanha, para aplicação nos três programas mais votados. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Cada um pode votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação de sua região.
Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso o eleitor não o tenha em mãos, o ambiente de votação na internet vai permitir pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Como votar

- Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br;
- Presencialmente: por aplicativo disponível aos representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipains de Desenvolvimento (Comudes), instalados no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), Biblioteca Pública Otávio Santos, Biblioteca Pública Infantil Maria Martins Rossel, Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Casa de Cultura, Museu Dom Diogo de Souza, Secretaria de Cultura, Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Sesc, Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Câmara de Vereadores;
- Via SMS: para o número 29000 com a palavra RSVOTO 'hashtag' (Nº do título de eleitor) 'hashtag' (Nº do programa, de 1 a 10); incluindo o 'hashtag' como separador das informações.


Urnas online nos municípios da região

Aceguá
Prefeitura, Câmara de Vereadores, Camal e Hospital da Colônia Nova;


Caçapava do Sul
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sindicato Rural, Sala de Operações da Brigada Militar, Secretaria de Turismo, Biblioteca, Secretaria de Educação, Escola Municipal de Educação Infantil Dona Iracema Cidade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Agropecuária e Sindicato dos Funcionários Públicos;


Candiota
Escola Estadual Oito de Agosto, Secretaria de Assistência Social, Gabinete do Prefeito, Secretaria de Obras, postos de saúde da Vila Operária, Seival e João Emílio;


Dom Pedrito
Corpo de Bombeiros, supermercados Peruzzo, Nacional e Nicolini; Mundo Real; Pronto-Socorro, Santa Casa; Secretaria de Agricultura; Sindicato Rural; Brigada Militar e Rancho Antônio Cândido da Silva Neto (Rancho da Praça);


Hulha Negra

Coperal - Assentamento Conquista da Fronteira, Emater, prefeitura e Câmara de Vereadores;


Lavras do Sul

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Emater, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Planejamento, Subprefeitura de Ibaré, Secretaria do Meio Ambiente e Escola Fundamental Dr. Crispim Raimundo de Souza.

* Além das urnas online, várias pessoas estarão circulando em locais de maior movimento recebendo votos na modalidade offline (celular e tablet).


Programas do Corede Campanha

1 - Desenvolvimento Rural: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
2 - Desenvolvimento Rural: apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte, ovinocultura e agroindústrias
3 - Cultura, Turismo e Esportes: cultura para a promoção da cidadania, valorização da diversidade e inclusão social
4 - Saúde: Qualificação e financiamento de centros de especialidades ou hospitais
5 - Segurança Pública: patrulha e monitoramento do abigeato
6 - Desenvolvimento Social: lixo - um problema ambiental e de saúde pública
7 - Obras: melhoramento de estradas vicinais

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...