MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Extensionista da Emater é finalista do prêmio Fundação Banco do Brasil

Publicada em 04/08/2017

A médica veterinária e assistente técnica regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Mara Helena Saalfeld, é finalista da nona edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, com seu trabalho técnico e de pesquisa científica sobre a inclusão do colostro, na alimentação humana, que é o leite produzido pela vaca nos cinco primeiros dias após parir. Com o título de “Colostro Bovino: a redescoberta de um alimento humano funcional e nutracêutico”, a tecnologia social é uma das 173 consideradas aptas a receber a certificação no ano de 2017, de um total de 735 iniciativas inscritas. 

A próxima etapa do Prêmio está prevista para o dia 15 de agosto, com a divulgação dos projetos finalistas e as propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro. Neste ano, a Fundação Banco do Brasil irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais e esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Essa não é a primeira vez em que o trabalho da extensionista da Emater/RS-Ascar é reconhecido. Em 2007, Mara recebeu o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Unesco, com a tecnologia de Silagem de Colostro para Alimentação de Terneiros, como forma de aproveitar os nutrientes que, antes, eram descartados. E desde 2008, a doutora passou a investigar a possibilidade da inclusão da matéria-prima também na alimentação humana.
Em março deste ano, como resultado de quase uma década de esforços junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conseguiu que a Presidência da República emitisse o Decreto Nº 9.013, eliminando o artigo que proibia o aproveitamento de colostro para fins de alimentação humana.
O colostro tem os mesmos constituintes do leite, como anticorpos e bactérias probióticos, só que em maiores quantidades e, por isso, ele é utilizado no mundo todo, não só como alimento, mas na indústria de medicamentos e suplemento alimentares para atletas. Ele era proibido no Brasil por uma questão técnica, devido ao processo de pasteurização, que exige temperaturas diferentes para o leite e para o colostro, e não por questão nutricional?, explica Mara.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br