MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hulha Negra realiza segunda audiência pública sobre Plano Diretor

Publicada em 04/08/2017
Hulha Negra realiza segunda audiência pública sobre Plano Diretor | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Planejamento orienta crescimento da cidade

O trabalho de elaboração do Plano Diretor de Hulha Negra concluiu mais uma etapa e realizará a segunda audiência pública com o objetivo de apresentar para a comunidade os resultados obtidos e as propostas para o desenvolvimento futuro da cidade. A audiência pública será realizada no dia 11 de agosto, às 9h, na Câmara de Vereadores da cidade. A elaboração do Plano Diretor está sendo conduzida por um grupo de técnicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em parceria com a prefeitura de Hulha Negra e com a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).
O coordenador do Plano Diretor, professor Leonardo Castilhos, explica que o trabalho de elaboração do Plano Diretor de Hulha Negra está divido em três etapas. Ele detalha que em um primeiro momento foi realizado um levantamento técnico a partir de informações fornecidas pela prefeitura e também de informações coletadas durante as leituras comunitárias realizadas com representantes da população, resultando em uma série de dados apresentados na primeira Audiência Pública.
A partir do banco de informações coletadas, um grupo de técnicos da prefeitura, formado por profissionais das áreas de meio ambiente, engenharia, jurídica e socioeconômica, realizou 12 reuniões para debater os resultados, analisar os aspectos positivos e negativos da cidade e elaborar uma série de propostas para o modelo urbano e rural para Hulha Negra. “São estes debates e resultados que serão apresentados na segunda audiência pública. É uma etapa crucial para o trabalho em que a participação da comunidade é fundamental para que o plano possa, de fato, traduzir a realidade de Hulha Negra e, ainda, ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da cidade”, destaca Castilhos.
Após a finalização da audiência, o grupo de trabalho volta a reunir-se para a elaboração efetiva do projeto de lei que resultará no Plano Diretor de Hulha Negra. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Róger Stamm, destaca que toda a comunidade deve participar para conhecer as propostas elaboradas para o Plano Diretor. “Um Plano Diretor orienta o crescimento de uma cidade, determinando o que pode ou não pode ser realizado em cada área a partir de informações técnicas da cidade. Ele é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões sobre o desenvolvimento de um município e, por isso, a importância de que a comunidade participe e esteja ciente sobre as decisões que estão sendo tomadas”, argumenta.
A elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) das cidades de Hulha Negra e Candiota é um compromisso assumido pela Engie Brasil Energia como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Candiota, o trabalho continua sendo desenvolvido, estando na etapa de debates e elaboração das propostas para o modelo urbano e rural da cidade.


Sobre a UTE Pampa Sul

A Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 340 MW e investimento total de R$ 1,8 bilhão.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br