MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Uma realidade irreversível

Publicada em 05/08/2017

A tecnologia revolucionou a comunicação. E, com potencial para criar constantes revoluções na educação, ela está mexendo com as relações. Só falta conquistar este reconhecimento. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil representa o primeiro passo, apontando que, pelo menos, 52% dos alunos de escolas do Ensino Fundamental, localizadas em áreas urbanas, usaram telefones celulares em atividades escolares, em 2016. A vinculação entre a internet e o ensino é irreversível, mas ainda não ocupa o merecido lugar de destaque nas agendas de organização do setor, especificamente por parte de quem toma as decisões no campo da política. O cenário também pode ser traduzido por números.
O levantamento, batizado de ‘Tecnologias da Informação e Comunicação’, atesta que o acesso à Internet é ainda maior entre os estudantes do Ensino Médio, alcançando 74%. E a tendência é acompanhada pelos docentes. Mais de 91% dos professores acessaram a internet pelo celular para uso pessoal, no ano passado, e 49% dos professores usuários da rede declararam utilizar o telefone móvel em atividades com os alunos. Existem, entretanto, desafios cruciais para serem superados. O primeiro diz respeito à assimilação das ferramentas.
Uma parcela pequena dos estudantes, estimada em 31%, acessa a Internet pelo telefone celular na escola, sendo 30% entre os alunos da rede pública e 36% nas instituições privadas. Os tímidos percentuais têm uma explicação curiosa. Ocorre que 92% das instituições pesquisadas dispunham de rede Wi-Fi, sendo que 61% não permitiam acesso aos alunos. A maioria, portanto, desperdiça chances de estabelecer novos canais; de participar ativamente de um processo revolucionariamente irreversível.
Por outro lado também faltam recursos de fato. E os números são claros neste sentido. Mais de 80% das 1.106 escolas públicas e privadas avaliadas, em 2016, por exemplo, tinham laboratórios de informática, mas, em apenas 59%, o espaço se encontrava em uso. Sem condições adequadas, apenas 31% dos professores de escolas públicas conseguiram usar computadores no laboratório para o desenvolvimento de atividades com os alunos. A revisão desta relação passa, inevitavelmente, pelo desenvolvimento de uma lógica que privilegie os investimentos.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br