ANO: 23 | Nº: 5789

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
07/08/2017 Divaldo Lara (Opinião)

A Assistência Social é para pessoas de bom coração

A Assistência Social é uma das grandes bandeiras de meus mandatos como vereador. A maioria dos projetos, programas, propostas e serviços diretos de gabinete tiveram por objetivo auxiliar as pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. Foi assim com o Domingo Alegre, com a ideia de tornar lei municipal o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, a distribuição de material escolar no início do ano letivo e, entre outras ações, um gabinete pronto para auxiliar quem mais precisa, sem medir esforços.
As pessoas que estiveram ao meu lado nesse trabalho têm um coração enorme. Emocionam-se com o simples ato de entregar um caderno para uma criança e são incansáveis na busca de solução para um problema de saúde ou mesmo para consertar o telhado de uma casa de alguém que precisa.
Juntos fizemos bastante, embora a sensação é que deveríamos fazer mais. E que bom que sempre é assim.
Pensei em abordar esse tema aqui quando fizemos o ato de entrega do elevador funcionando para o Centro do Idoso. Estava parado há três anos. Um ato simples e de enorme utilidade para os idosos que frequentam o local.
O Centro do Idoso está funcionando muito bem, em sua plenitude e acolhendo cada vez mais idosos. Não fechei o lugar, como disseram que faria, mas cumpro com o compromisso de manter, ampliar e melhorar o que é bom. O trabalho coordenado por Ângela Gervásio é maravilhoso. Ela é parte do grupo de pessoas que tive e tenho ao meu lado. Aliás, à frente da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) está alguém sensível, sempre disposto a ajudar o próximo: Carlos Adriano Carneiro, o Esquerda. Quem conhece o Esquerda sabe o quanto ele vive de entrega, respeito ao outro e carinho. Assinalo dois integrantes da equipe, mas tenho outros tantos, muito bons na assistência.
Pois bem, a Smasi é a prioridade do coração, uma secretaria que ajuda o próximo e serve como uma escola modelo para ensinar a pescar. Exemplo disso são os cursos que oferece e o fato de estar integrada ao Projeto de Economia Solidária, no mesmo espaço físico. Lembro que a Smasi até março funcionava numa parte das instalações da antiga Cobagelã, no centro da cidade. Agora está no KM 21, próxima ao Parque da Rural, no Bairro Ipiranga.
A Secretaria de Assistência Social é um equipamento espetacular que temos para transformar a vida das pessoas, oferecer dignidade, trabalho e renda para aqueles que buscam uma oportunidade para se estabilizar na vida e, a partir daí, encontrar a felicidade. Este é um assunto que conheço profundamente por vivência, compreendo a necessidade de ter para viver. Por esse motivo me emociono muito com a alegria das crianças ao ganhar um tênis na escola, com a satisfação de uma pessoa idosa ao frequentar um ambiente saudável de convívio ou quando uma mãe ou pai de família demonstra que só precisa de uma oportunidade e, ao receber, aproveita. São essas coisas que me movem na política. É como uma mensagem divina que explica porque estamos onde estamos.
Um governo que tem por meta a retomada do desenvolvimento econômico, e isso significa melhorar a vida das pessoas, tem que priorizar a assistência social. Isso nós estamos fazendo e muito ainda temos a fazer. Muito, mesmo. E faremos.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...