MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé pode ter projeto-piloto de regularização fundiária

Publicada em 08/08/2017
Bagé pode ter projeto-piloto de regularização fundiária | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Heerdt (C) recebeu convite de Lara (à direita) para integrar grupo interinstitucional

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul foi convidada, pelo deputado estadual Luis Augusto Lara, do PTB, a integrar o grupo de trabalho interinstitucional voltado à regularização fundiária rural e urbana, em municípios localizados na região da Campanha gaúcha. A intenção, de acordo com o petebista, é fazer um projeto-piloto em Bagé.
O convite foi formalizado por Lara, ao defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, em audiência realizada na sede institucional, em Porto Alegre, na semana passada. O projeto, ainda segundo deputado, deve envolver prefeitura, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Emater/RS-Ascar, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública do Estado, visando a entrega de títulos de propriedade no meio rural, a partir das inovações trazidas pela nova legislação federal que trata sobre a regularização fundiária, que, dentre outros, prevê a regularização rural e urbana, instituindo mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União.
Heerdt garantiu que ‘a Defensoria Pública, via Núcleo de Defesa Agrária e Moradia e Defensoria Itinerante, será parceira da iniciativa, disponibilizando sua expertise em mutirões que têm levado autonomia à população gaúcha, como, por exemplo, na regularização dos imóveis da extinta Cohab, além de defensores públicos e servidores guarnecidos da unidade móvel, cuja estrutura proporciona acolhimento com dignidade’.
Lara adiantou a intenção de realizar um seminário, em Bagé, para esclarecer a população sobre regularização fundiária, no qual representantes do grupo de trabalho poderão expor a documentação e os procedimentos necessários para obtenção da posse definitiva de imóveis. “Nossa expectativa é reunir um bom número de bajeenses, considerando existirem cerca de oito mil famílias à espera da titulação de imóveis no Estado”, disse.
O deputado contou que serão feitas vistorias pelo Incra e pela Emater/RS-Ascar, para elaboração de georreferenciamento dos imóveis rurais, auferindo a medição da área em questão e a descrição das características, limites e confrontações. “Com base nisso, entendemos ser possível também fazer a regularização fundiária urbana não só em Bagé, como também nos demais municípios da região da Campanha”, ponderou.
Participaram da reunião o defensor público-chefe de gabinete, Rodrigo Gomes Pinho, a defensora pública-dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, Luciana Artus Schneider, a defensora pública-assessora institucional, Liseane Hartmann, e a assessora parlamentar Luziane de Freitas Galarraga.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br