MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Corede Campanha registra votação expressiva na Consulta Popular

Publicada em 08/08/2017
Corede Campanha registra votação expressiva na Consulta Popular | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Conselho conseguiu classificar todos os municípios no processo

Durante três dias, o Conselho de Desenvolvimento Regional da Região da Campanha (Corede Campanha) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) estiveram mobilizados para mais um processo da Consulta Popular 2017/2018. A votação aconteceu online, via SMS e também offiline, através de tablets e celulares.
O resultado final da votação foi divulgado nesta segunda-feira, 7. O Corede registrou uma votação expressiva, quando conseguiu classificar todos os municípios no processo, pois era necessário atingir um percentual mínimo de votos para que a cidade recebesse os recursos.
Para a presidente do conselho e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, o resultado do processo se deve a um trabalho de união. “Com a força conjunta dos presidentes dos comudes e a população tivemos um resultado exitoso”, avalia.
A cédula de votação contou com sete programas, sendo que os três mais votados foram saúde: qualificação e financiamento de centros de especialidades ou hospitais; segurança pública: patrulha e monitoramento do abigeato e desenvolvimento rural: apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte, ovinocultura e agroindústrias. Entretanto, segundo o Corede Campanha, nem todos os municípios conseguiram alcançar o percentual mínimo de votos para eleger o programa.
Conforme o resultado da Consulta Popular, os municípios de Bagé, Dom Pedrito e Caçapava do Sul, com maior número de eleitores, conseguiu se classificar nos três programas eleitos. Já a cidade de Aceguá classificou somente a saúde e Hulha Negra o desenvolvimento rural. O município de Lavras do Sul conseguiu classificação na segurança pública e, também, no desenvolvimento rural.
O governo do Estado destinou R$ 60 milhões do orçamento, sendo estipulado para o Corede Campanha o valor de R$ 2.554,285.71. Em assembleia geral realizada no mês de julho com os Comudes, ficou decidido que o recurso para os programas seria divido em 35% para o mais eleito, 35% para o segundo e 30% para o terceiro.
O próximo passo é discutir como o recurso será aplicado nos programas. Esse debate ocorrerá em uma assembleia, no dia 19 de setembro, com representantes das áreas da saúde, rural e segurança.
O Corede Campanha representa os interesses regionais de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br