MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

“Conseguimos atingir nosso objetivo no ForGrad Sul”, afirma pró-reitora acadêmica da Urcamp

Publicada em 09/08/2017
“Conseguimos atingir nosso objetivo no ForGrad Sul”, afirma pró-reitora acadêmica da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Virgínia explica que carta se trata de uma compilação de todos os assuntos que foram tratados no fórum

Foram dois dias de debates e discussões em busca de uma melhor qualidade de ensino na graduação. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) sediou, nos dias 3 e 4 de agosto, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, o Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) da região Sul do País. Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversas instituições, quando debaterem o tema do evento “Saberes docentes e práticas pedagógicas no Ensino Superior”.
O fórum encerrou com a discussão de alguns tópicos de um documento, que se denominou “Carta Bagé”, a qual será entregue para autoridades do Ensino Superior/Ministério da Educação que estarão presentes no ForGrad nacional, que será realizado no dia 31 de agosto, em São Paulo.
De acordo com a pró-reitora acadêmica da Urcamp e coordenadora do ForGrad Sul, professora Virgínia Paiva Dreux, a carta trata-se de uma compilação de todos os assuntos que foram tratados no fórum. “São as propostas feitas, como por exemplo, a indicação de que o ForGrad precisa ter um “assento” no Conselho Nacional de Educação (CNE) para expor as reivindicações, além de todas as outras questões discutidas para melhorar a qualidade do ensino”, explica a docente.
Virgínia Dreux assumiu a coordenação do fórum no ano passado, em Manaus, quando foi indicada pelas autoridades acadêmicas das instituições da região Sul do Brasil. A sua missão encerrará no ForGrad nacional, onde serão definidos os novos coordenadores das regionais. Durante esse período à frente do fórum, a pró-reitora garante que foi importante, pois participou de debates e acompanhou as temáticas que foram discutidas. “Fizemos o fechamento com o fórum da região Sul e conseguimos atingir o nosso objetivo. Um passo muito importante, pois a Urcamp foi reconhecida através das instituições que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), as federais, entre outras que estiveram presentes no evento”, salienta Virgínia Dreux.
Entre os eixos discutidos estiveram em pauta as estratégias para reduzir a evasão; busca de novos alunos; flexibilização curricular; metodologias ativas; práticas pedagógicas para inclusão, entre outros. O ForGrad Sul reuniu cerca de 200 profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br