MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Em defesa dos Tribunais de Contas

Publicada em 09/08/2017

Os tribunais de contas existem para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União, estados e municípios. Na condição de defensores do patrimônio público, estas estruturas não podem desaparecer. A condição é tão óbvia que nem precisaria ser garantida por lei, mas é melhor prevenir do que remediar.
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pode proibir a extinção dos tribunais, os caracterizando como instituições permanentes, ganha espaço no debate político. A matéria foi aceita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados na semana passada, abrindo uma necessária agenda de debate.
A História justifica a preocupação com o futuro do controle externo, que é fundamental para a administração pública. A Constituição de 1967, por exemplo, enfraqueceu a atuação do órgão, que perdeu a competência de julgar a legalidade das concessões de aposentadorias e pensões. Existe, porém, um precedente bem recente, muito posterior ao período da ditadura militar, que alimenta a nova discussão.
No ano passado, uma emenda à Constituição do Ceará extinguiu o Tribunal de Contas dos Municípios, transferindo as funções ao Tribunal de Contas do Estado. A medida não vingou. Terminou suspensa por liminar do Supremo Tribunal Federal. É parar evitar atrocidades deste nível, bem como novas judicializações, que merece prosperar a intenção de inviabilizar a descontinuidade de um trabalho crucial para a democracia.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br